Dimensões personalizadas 600x407 px

Escorpiões representam riscos à saúde humana e animal

Data da Publicação:

16/02/2023

São Paulo, SP – Aracnídeos conhecidos dos brasileiros, os escorpiões representam um problema de saúde cada vez mais grave no Brasil. Os últimos dados anuais atualizados do Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), correspondentes a 2021, apontam mais de 159 mil acidentes causados por escorpiões. Entre 2020 e 2022, as mortes por envenenamento no país aumentaram cerca de 76%.

A maior parte das ocorrências na América do Sul, principalmente no Brasil, é causada pelo escorpião do gênero Tityus, em sua maioria da espécie Tityus serrulatus, popularmente conhecido como escorpião-amarelo. A espécie chama atenção pelo potencial do envenenamento e pela expansão geográfica no país, favorecida por sua alta reprodução e fácil adaptação ao meio urbano. Além dele, os acidentes também podem ocorrer com o escorpião-marrom (Tityus bahiensis), escorpião-amarelo-do-Nordeste (Tityus stigmurus) e escorpião-preto-da-Amazônia (Tityus obscurus).

Ativos durante todo o ano, embora com menor intensidade nas estações mais frias, os escorpiões não costumam atacar os humanos, pois não são agressivos naturalmente. No entanto, como mecanismos de defesa ao serem importunados, podem picar, além de utilizar por sobrevivência desse mesmo mecanismo para capturar suas presas.

Os principais sintomas da picada de escorpião são dor intensa, sensação de ardência ou agulhadas e inflamação no local. Nos casos mais graves, pode acarretar aumento da frequência cardíaca, suores, enjoos, dificuldade para respirar, queda de pressão. O mais indicado é procurar atendimento médico e, se possível, levar o escorpião num recipiente bem fechado, para facilitar a identificação.

Quando adultos, podem medir entre 4 e 12 centímetros de comprimento. Durante o dia, escondem-se sob pedras, tijolos, troncos ou rachaduras em pisos e paredes. Com o ajuda de suas pinças (pedipalpos) e muitas vezes de seu veneno, predam e se alimentam de diversos insetos como baratas, além de outros invertebrados e até mesmo pequenos mamíferos.

Para prevenir acidentes, alguns hábitos simples podem colaborar, como: evitar caminhar descalço, não colocar as mãos ou pés em buracos, sob pedras e troncos podres, checar calçados e roupas antes de vesti-los, não deixar roupas de cama ou lençóis pendurados ao nível do chão e sempre os sacudi-los antes de usar ou guardar, e manusear o lixo, lenha ou entulhos com cuidado, preferencialmente com luvas adequadas (luva de raspa).

Porém, evitar que esses aracnídeos se instalem e se desenvolvam não é uma tarefa simples.
Algumas medidas podem contribuir, tais como:

  • Manter jardins e quintais limpos e organizados, além da grama aparada;
  • Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades das casas;
  • Usar telas em ralos, pias ou tanques;
  • Vedar frestas e fendas ou buracos ao longo das paredes e pisos e até mesmos as soleiras de portas e de janelas;
  • Preservar seus predadores naturais como aves, lagartos, lagartixas e sapos.

Leia Também

Foto: Divulgação

Secretaria de Serviços Públicos e DME discutem regulamentação do uso de postes no município

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, realizou uma reunião com o Departamento Municipal de Eletricidade (DME) para tratar da regulamentação da Lei Municipal nº 9.967/2025, que dispõe…
Foto: Divulgação

DMAE inicia testes com produto inédito na área de saneamento

Poços de Caldas, MG - Através de parceria com a empresa TEKHNE, de São Paulo, o DMAE iniciou testes de utilização de produto inédito no país para tratamento de água, o Oxitek. A parceria prevê a instalação de um modelo…
Foto: Divulgação

Encontro alinha ações sobre monitoramento e segurança integrada em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Nesta semana, foi realizada uma importante reunião de alinhamento envolvendo a Central de Monitoramento e a Central Integrada de Segurança de Poços de Caldas. O encontro aconteceu com a presença do vice-prefeito Eduardo Januzzi, do…
Foto: Divulgação

Dia D de Vacinação contra a Influenza será neste sábado

Poços de Caldas, MG - Quem ainda não se vacinou contra a gripe terá uma nova oportunidade neste sábado, 26 de abril, durante o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação será realizada das 8h às…
Foto: PMPC/Divulgação

Com Semana Santa movimentada, Poços se prepara para o Flipoços e mais um feriado prolongado

Poços de Caldas, MG - O feriado da Semana Santa movimentou o turismo em Poços de Caldas, com cerca de 95% da rede hoteleira ocupada. O índice reforça o bom momento vivido pelo setor, impulsionado por eventos culturais, belezas naturais…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura intensifica operação tapa-buracos e cria WhatsApp para atendimento

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Obras, está intensificando os serviços emergenciais de reparo e tapa-buracos em diversas regiões da cidade. Com foco nos pontos mais críticos e nas vias…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!