Consumo
Um estudo da Elo, uma das principais empresas de tecnologia de pagamentos do Brasil gerenciada pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco, revela hábitos de consumo dos brasileiros. A pesquisa, que coletou dados de 2020 até o final de 2022.
De acordo com a pesquisa, os gastos com alimentação e combustível representam 46% da renda doméstica. Esse percentual aumenta para 46% para os brasileiros de baixa renda, enquanto os mais ricos dedicam 26% do orçamento a essas despesas.
A pandemia impactou o comportamento de compra dos consumidores brasileiros, impulsionando o comércio eletrônico. A pesquisa indicou que houve um aumento de 44% nos gastos com compras online entre os mais ricos após a pandemia, enquanto o valor médio das transações cresceu 23% no período considerado. A opção de compras online é a preferida por 91% dos brasileiros, independentemente da classe econômica.
Os itens alimentação e combustíveis são responsáveis direto pelos índices de inflação. O controle destes itens é importante para a meta inflacionária.
Já a tendência de compras on line parece inevitável o seu crescimento colocando as lojas presenciais em alerta no futuro.