edi_7

Parentes

Data da Publicação:

07/03/2023

O levantamento feito pelo jornal O Globo trouxe à tona uma realidade preocupante nos Tribunais de Contas brasileiros. De acordo com os dados, mais de 30% dos atuais conselheiros desses tribunais são parentes de políticos. Esse número alarmante é ainda mais preocupante quando se considera que 80% desses conselheiros foram indicados por aliados políticos, depois de fazer carreira em cargos públicos.
Além disso, a pesquisa revelou que pouco mais de 30% dos conselheiros são condenados na Justiça ou alvos de investigação por crimes como improbidade administrativa, peculato e corrupção. Essa realidade é especialmente preocupante quando se considera que esses tribunais têm a função de aprovar ou rejeitar as contas dos chefes dos Executivos, o que pode tornar qualquer político inelegível.
Os conselheiros dos Tribunais de Contas possuem estabilidade até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos, e recebem salários de pouco mais de R$ 40 mil. Além disso, eles possuem foro privilegiado, o que significa que têm proteção jurídica e podem ser julgados apenas por tribunais superiores.
Infelizmente, essa prática de indicar parentes de políticos para cargos públicos não é nova no Brasil. Durante o recente governo do presidente Lula, por exemplo, a prática se tornou comum. Em apenas três meses de mandato, Lula nomeou três mulheres de ministros como conselheiras nos Tribunais de Contas dos Estados
Essa realidade é preocupante, pois mina a credibilidade dos Tribunais de Contas e coloca em risco a fiscalização das contas públicas. É fundamental que medidas sejam tomadas para impedir a indicação de parentes de políticos para esses cargos e garantir a transparência e a eficiência da gestão pública.

Leia Também

foto-editorial-agro-18-04-25

Agro mineiro

Minas Gerais vive um momento emblemático no setor externo. As exportações do agronegócio mineiro acabam de alcançar o melhor trimestre de toda a série histórica iniciada em 1997, consolidando-se como a principal força da balança comercial do estado. Com uma…
foto-turismo-editorial-16-04-2025

Turismo mineiro

O volume de atividade turística em Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro de 2025 na comparação com janeiro, conforme levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados do IBGE. A alta representa uma retomada do…
foto-stf-editorial-15-04-2025

STF em xeque

Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião revela um dado preocupante para a democracia brasileira: quase 50% dos brasileiros afirmam não confiar no Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento, realizado com 2 mil pessoas em todas as regiões do país, e…
foto-editorial-estagnacao-14-04-2025

Estagnação

A economia brasileira iniciou o ano de 2025 com sinais de cansaço. Segundo o Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estagnado (0%)…
foto-fuga-capitais-12-04-2025

Fuga de capitais

O descontrole fiscal e a insegurança jurídica que marcam o cenário brasileiro têm produzido efeitos cada vez mais nocivos à economia. Uma das consequências mais alarmantes é a evasão de divisas do país, fenômeno que, no primeiro trimestre de 2025,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Mercado de trabalho

O mês de fevereiro trouxe boas notícias para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Com saldo positivo de 52.603 novos postos formais, o estado se destacou nacionalmente, registrando o segundo maior número de vagas criadas no país, o equivalente…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!