micro_edito

Recados

Data da Publicação:

10/03/2023

Em discurso na Associação Comercial de São Paulo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), resumiu o estado do governo Lula no Parlamento e mandou “recados” para o executivo.
“Teremos um tempo para o governo se estabilizar internamente porque hoje o governo ainda não tem uma base consistente nem na Câmara nem no Senado para tratar de questões de maioria simples, muito menos de quórum constitucional”, disse Lira .
O presidente da Câmara sinalizou que esse “tempo” está acabando. “Precisamos definir os rumos agora em março”, alertou. “O governo foi eleito com margem mínima de votos e precisa entender que, do último governo até hoje, temos o Banco Central independente, as agências reguladoras, a Lei das Estatais, um Congresso Nacional que agora tem um mandato mais amplo e que isso precisa ser negociado com bom senso, com muita conversa, com amplitude, com clareza, com transparência, mas com direcionamento.”
Durante o discurso, Lira também defendeu a implantação do semipresidencialismo no Brasil, mas rejeitou as críticas de que pretende atuar como primeiro-ministro. “Para 2030 ou 2034, seria essencial para este país, para nós sairmos deste emaranhado de presidencialismo de coligação, confundido com ‘tu coças-me as costas, eu coço-te’”, afirmou.
O governo realmente precisa provar para que veio. Não tem sinalização de linhas para o futuro o que gera mais incertezas do que garantias. A eleição e o Carnaval já acabaram.

Leia Também

foto-editorial-agro-18-04-25

Agro mineiro

Minas Gerais vive um momento emblemático no setor externo. As exportações do agronegócio mineiro acabam de alcançar o melhor trimestre de toda a série histórica iniciada em 1997, consolidando-se como a principal força da balança comercial do estado. Com uma…
foto-turismo-editorial-16-04-2025

Turismo mineiro

O volume de atividade turística em Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro de 2025 na comparação com janeiro, conforme levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados do IBGE. A alta representa uma retomada do…
foto-stf-editorial-15-04-2025

STF em xeque

Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião revela um dado preocupante para a democracia brasileira: quase 50% dos brasileiros afirmam não confiar no Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento, realizado com 2 mil pessoas em todas as regiões do país, e…
foto-editorial-estagnacao-14-04-2025

Estagnação

A economia brasileira iniciou o ano de 2025 com sinais de cansaço. Segundo o Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estagnado (0%)…
foto-fuga-capitais-12-04-2025

Fuga de capitais

O descontrole fiscal e a insegurança jurídica que marcam o cenário brasileiro têm produzido efeitos cada vez mais nocivos à economia. Uma das consequências mais alarmantes é a evasão de divisas do país, fenômeno que, no primeiro trimestre de 2025,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Mercado de trabalho

O mês de fevereiro trouxe boas notícias para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Com saldo positivo de 52.603 novos postos formais, o estado se destacou nacionalmente, registrando o segundo maior número de vagas criadas no país, o equivalente…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!