carteira

Com taxa de 8,4%, desemprego fica estável no trimestre encerrado em janeiro

Data da Publicação:

17/03/2023

 

Brasília, DF – A taxa de desocupação no Brasil, que mede o desemprego no país, ficou em 8,4% no trimestre encerrado em janeiro de 2023, de acordo com dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua do IBGE. Essa taxa representa uma estabilidade na comparação com o trimestre anterior, encerrado em outubro de 2022, quando ficou em 8,3%, e é a menor para o período (novembro a janeiro) desde 2015. Além disso, houve uma queda de 2,9 pontos percentuais (p.p.) na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

Embora a taxa de desocupação tenha se mantido estável, o contingente de pessoas desocupadas no trimestre foi de 9,0 milhões, o mesmo do trimestre terminado em outubro. No entanto, em comparação anual, houve uma queda de 3 milhões de pessoas na condição de desocupadas, quando havia 12 milhões de pessoas nessa situação.

Segundo a coordenadora da Pnad Contínua, Adriana Beringuy, essa estabilidade pode ser uma repercussão da redução da procura por trabalho nos meses de novembro e dezembro de 2022 sobre o início de 2023. Por outro lado, o contingente de pessoas ocupadas foi de 98,6 milhões, o que representa uma queda de 1 milhão de pessoas em relação ao trimestre terminado em outubro.

Essa queda na ocupação pode ser observada em alguns setores, como Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, que teve uma retração de 272 mil pessoas, e Administração pública, educação e saúde, com perda de 342 mil pessoas. Além desses setores, houve variações negativas em outras atividades, o que aponta para uma perda de número de trabalhadores no início do ano, na virada do 4º trimestre de 2022 para o início de 2023.

Porém, em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o contingente de ocupados segue crescendo, com alta de 3,4%. Portanto, é possível observar dois panoramas: em uma análise de curto prazo, há uma queda na formação de trabalho, enquanto, no confronto com um ano atrás, o cenário ainda é de ganho de ocupação.

Em resumo, os dados da PNAD Contínua mostram que a taxa de desocupação se manteve estável no trimestre encerrado em janeiro de 2023, mas houve uma queda na ocupação, principalmente em alguns setores. Ainda assim, a comparação anual mostra um cenário de ganho de ocupação, o que indica que há perspectivas positivas para o mercado de trabalho no Brasil.

Leia Também

Foto: Divulgação

A filosofia como enfrentamento das questões tecnológicas

Poços de Caldas, MG - No último dia 12 de abril, o professor e filósofo ANTÔNIO FLORENTINO NETO* ministrou novo módulo do Curso de Filosofia realizado em Poços de Caldas, no espaço ARTE ZIRIGUIDUM. A matéria de enfrentamento do curso…
Foto: Divulgação

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, revela pesquisa da Serasa

Poços de Caldas, MG - O ritual cristão de celebrar o domingo de Páscoa com ovos e chocolates está sendo alterado na casa de 38% dos consumidores, conforme mostra uma pesquisa especial produzida pela Serasa, para avaliar impactos do momento…
Foto: Divulgação

Minas Gerais lança duas novas rotas turísticas durante a WTM Latin America

Poços de Caldas, MG - Duas novas rotas turísticas: Vulcânica e Caparaó Mineiro, foram lançadas nos dias 14 e 15 de abril, respectivamente, durante a WTM Latin America, em São Paulo. Os novos produtos estão ancorados na vocação cafeeira de…
Foto: Divulgação

Campanha de vacinação de bovinos começa em maio em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, inicia no dia 5 de maio a Campanha de Vacinação de Bovinos 2025, com término previsto para 10 de junho.…
Foto: Divulgação

Fearpo funciona de sexta a segunda no feriadão

Poços de Caldas, MG - A tradicional Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a Fearpo, da Praça Dom Pedro II vai ter horário ampliado durante o feriadão da Semana Santa e Tiradentes. A feira pode ser conferida…
foto: divulgação

“Receita Sem Dúvida” esclarece os serviços e atividades da Receita Federal

Poços de Caldas, MG - A proposta dessa coluna é esclarecer as principais dúvidas da população sobre os serviços e atividades da Receita Federal. A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!