capiau_22

“Sem água não tenho trabalho”, destaca comerciante que comemora represa cheia

Data da Publicação:

22/03/2023

 Poços de Caldas, MG – A represa Bortolan, que abastece a região do comerciante Aparecido Patrocínio Damião, está cheia novamente, com sua capacidade atingindo 100%. Há pouco tempo, esse era um fato impensável, e a falta de água era um problema constante que afetava a economia e a vida dos moradores da região. Mas agora, com a represa cheia, o cenário é outro. A capacidade total da represa não apenas resolve o problema da escassez de água, mas também traz benefícios econômicos significativos para a região. Aparecido, proprietário de um comércio de pedalinhos e pesca, comemora a notícia, que traz um impacto direto em seu negócio. Ele destaca que o aumento no volume de água é algo especial, e que já faz muito tempo que não viam a represa atingir essa marca.
Os índices de chuva nos últimos dois anos foram fundamentais para a recuperação da represa, e para Aparecido, isso é resultado de uma mudança significativa nas condições climáticas. Ele explica que, nos últimos anos, as mudanças climáticas foram uma questão relevante, mas graças a Deus, nos últimos dois anos, o clima voltou a ser como era antigamente, há cerca de vinte anos, quando as chuvas eram mais regulares.
A água é a base do comércio de Aparecido e, para ele, sua importância é fundamental. Sem água, ele não consegue trabalhar e, consequentemente, não consegue ganhar dinheiro. Ele ressalta que apenas o ser humano depende da água, e em seu caso específico, ela é fundamental para a sobrevivência de seu negócio. Com a represa cheia, o movimento em seu comércio aumenta significativamente, trazendo um impacto direto e positivo para a economia local. A esperança de Aparecido é que o clima continue assim nos anos seguintes, garantindo um futuro sustentável para a região.
“Já vi a represa muito seca e transbordando de água. Meu trabalho depende da represa, estou aqui há praticamente 22 anos. E tenho visto as mudanças de todo ano, tanto no reservatório como na natureza em si. Ano passado, principalmente, foi um dos piores anos, com nível baixíssimo da água, fazia muito tempo não chegava nesse nível. Para este ano, esperamos que as coisas melhorem, tivemos um índice de chuva muito bom, agora entramos no outono, com ela diminuindo”, pontua ele.
Damião ainda lembra que é preciso conservar a natureza para poder ter um planeta saudável no futuro.
“A água é o bem mais precioso que a humanidade tem, sem ela não tem vida. E a gente tá vendo o que acontece, destruição incontrolável. O homem precisa se conscientizar que é necessário conservar. A natureza tem dado resposta de tudo que foi feito contra ela, chuvas intensas causando destruição e prejuízo. Isso é um recado para o homem, que ele precisa conservar mais o que Deus criou. Então, se o homem não se conscientizar e conservar, a tendência é que tudo vá piorando. O homem constrói em lugares que não se pode construir, provoca desmatamentos, tragédias. Não cuida das águas de nascentes. Esperamos que o homem ‘crie juízo’ e deixe um planeta melhor para as próximas gerações”, finaliza.

 

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com

Leia Também

Foto: Divulgação

A filosofia como enfrentamento das questões tecnológicas

Poços de Caldas, MG - No último dia 12 de abril, o professor e filósofo ANTÔNIO FLORENTINO NETO* ministrou novo módulo do Curso de Filosofia realizado em Poços de Caldas, no espaço ARTE ZIRIGUIDUM. A matéria de enfrentamento do curso…
Foto: Divulgação

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, revela pesquisa da Serasa

Poços de Caldas, MG - O ritual cristão de celebrar o domingo de Páscoa com ovos e chocolates está sendo alterado na casa de 38% dos consumidores, conforme mostra uma pesquisa especial produzida pela Serasa, para avaliar impactos do momento…
Foto: Divulgação

Minas Gerais lança duas novas rotas turísticas durante a WTM Latin America

Poços de Caldas, MG - Duas novas rotas turísticas: Vulcânica e Caparaó Mineiro, foram lançadas nos dias 14 e 15 de abril, respectivamente, durante a WTM Latin America, em São Paulo. Os novos produtos estão ancorados na vocação cafeeira de…
Foto: Divulgação

Campanha de vacinação de bovinos começa em maio em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, inicia no dia 5 de maio a Campanha de Vacinação de Bovinos 2025, com término previsto para 10 de junho.…
Foto: Divulgação

Fearpo funciona de sexta a segunda no feriadão

Poços de Caldas, MG - A tradicional Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a Fearpo, da Praça Dom Pedro II vai ter horário ampliado durante o feriadão da Semana Santa e Tiradentes. A feira pode ser conferida…
foto: divulgação

“Receita Sem Dúvida” esclarece os serviços e atividades da Receita Federal

Poços de Caldas, MG - A proposta dessa coluna é esclarecer as principais dúvidas da população sobre os serviços e atividades da Receita Federal. A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!