mps

Medidas Provisórias do governo Lula voltarão a passar por comissão mista

Data da Publicação:

23/03/2023

Brasília, DF – Nesta quinta-feira (23), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu que as medidas provisórias enviadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso Nacional seguirão novamente o rito previsto pela Constituição Federal. Essa decisão foi tomada após uma queda de braço que durou mais de 50 dias entre senadores e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Desde o ano passado, um ato conjunto das mesas da Câmara e do Senado eliminou a necessidade de análise de MPs em comissões mistas, permitindo que as medidas provisórias fossem analisadas diretamente no plenário, primeiro na Câmara por 90 dias e depois no Senado por 30 dias, com emendas permitidas. Essa medida foi justificada como uma exceção durante a pandemia da covid-19, visando dar mais agilidade ao trabalho dos parlamentares que passaram a ter sessões remotas.

A decisão do presidente do Senado de retornar ao rito previsto pela Constituição Federal respeita um acordo anterior com o presidente da Câmara, Arthur Lira. Assim, as MPs enviadas pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro ainda serão apreciadas pelo Congresso seguindo o rito de votação direta nos plenários. Porém, as medidas provisórias enviadas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva passarão pelas comissões mistas, que devem ter imediatamente seus membros indicados pelos líderes de cada Casa. A presidência e a relatoria

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!