regina_1

Dra. Regina Cioffi pede ao executivo ações eficazes contra a dengue

Data da Publicação:

01/04/2023

Poços de Caldas, MG – Minas Gerais enfrenta uma epidemia de dengue e chikungunya, o que preocupa as autoridades sanitárias em todo o estado.
A vereadora Dra. Regina fez uma indicação à administração municipal para que sejam adotadas medidas urgentes de prevenção contra a dengue, chikungunya e zika em Poços de Caldas. O documento destaca que essas doenças são preveníveis e que uma das principais medidas é a erradicação do mosquito.
A parlamentar ressalta que os números de casos de pessoas infectadas aumentaram muito em Minas Gerais em comparação com o mesmo período do ano passado. Ela enfatiza que “medidas preventivas devem ser tomadas e a equipe de controle de vetores precisa estar atenta aos locais infestados pelo mosquito transmissor da doença”.
Dra. Regina destaca que “estará atenta e cobrará do Executivo e da Vigilância Sanitária medidas imediatas para fiscalizar os pontos de foco do mosquito”. Ela observa que “também pedirá a colaboração da comunidade em geral para evitar deixar água acumulada em pneus, vasos, calhas, por exemplo, pois o mosquito se prolifera somente por meio disso”.
É importante ressaltar que a limpeza urbana, a limpeza das ruas e terrenos baldios, a garantia de limpeza e manutenção adequada, e a instalação de tampas nas caixas d’água nas escolas municipais, cemitérios e prédios públicos em geral são algumas das ações que podem ser tomadas para evitar o acúmulo de água e a formação de criadouros de mosquitos.

CASOS NO ESTADO
Os casos confirmados de dengue em Minas Gerais ultrapassaram os 46 mil nos primeiros três meses deste ano, conforme balanço atualizado na segunda-feira, 27, pela Secretaria de Estado de Saúde. Até o momento, 15 pessoas morreram em decorrência da doença e outros 64 óbitos estão sob investigação. Dos mais de 131 mil casos prováveis, 46.619 foram confirmados. Minas Gerais lidera o ranking de casos no Brasil.
Em relação à febre chikungunya, o estado confirmou que foram registrados 36.011 casos prováveis da doença, dos quais 10.895 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados quatro óbitos e 14 estão em investigação.
Quanto ao vírus zika, até o momento, foram registrados 164 casos prováveis. Há dez casos confirmados da doença, e não houve óbitos por zika no estado até o momento.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!