audien_11

Cobrança do IPTU e criação da taxa de cata-treco serão discutidos em audiência

Data da Publicação:

11/04/2023

Poços de Caldas, MG – Nesta quarta-feira (12), a partir das 15h, a Câmara de Poços realiza uma audiência pública para discutir dois Projetos de Lei em análise pelas Comissões Permanentes. O primeiro (PL n. 82/2022), de autoria do vereador Kleber Silva (Novo), institui a política de transparência na cobrança do IPTU (Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e da Taxa de Coleta de Lixo no município. O segundo (PLC n. 15/2022), de inciativa dos vereadores Luzia Martins (PDT) e Douglas Dofu (União Brasil), altera o Código Tributário para criar a taxa de cata-treco.
A Lei Orgânica do Município prevê a realização de audiências durante a tramitação de matérias tributárias. A proposição que trata da transparência na cobrança do IPTU tem os seguintes objetivos: instituir uma relação de cunho cooperativo entre a administração tributária municipal e o cidadão; disponibilizar ao cidadão informações a respeito da arrecadação oriunda dos tributos e da inadimplência existente; permitir o conhecimento público das variáveis que compõem os valores dos tributos, especialmente os critérios que pautaram a definição da base de cálculo; garantir as informações necessárias para que p cidadão possa exercer seu direito à contestação dos tributos lançados.
O Projeto de Lei em questão determina que o documento eletrônico ou físico expedido pelo município, que sirva como guia de arrecadação do IPTU, deverá conter ou trazer em anexo as seguintes informações, de forma objetiva e concisa: o valor total de arrecadação oriunda dos tributos no bairro em que está localizado o imóvel, bem como o percentual de inadimplência verificado naquele bairro, no exercício anterior ao da expedição do documento; a informação da dívida existente para a referida inscrição imobiliária e as providências necessárias para a sua regularização; as instruções gerais relativas a prazos e condições para abertura de procedimento instituído para revisão, reclamação, contestação ou impugnação dos tributos lançados; a alíquota e a base de cálculo utilizadas para o lançamento dos tributos, com a descrição dos elementos utilizados para os cálculos do valor dos tributos. A proposta estabelece, ainda, que as informações completas e pormenorizadas serão disponibilizadas aos cidadãos na Internet, em endereço eletrônico a ser informado na guia de arrecadação do IPTU.
A segunda matéria em debate, Projeto de Lei Complementar n. 15, inclui dispositivo no Código Tribuário Municipal para criar a taxa de cata-treco. Os autores ressaltam que o projeto se justifica, pois leva em conta princípios de Direito Ambiental, como: direito ao meio ambiente sadio, direito ao meio ambiente sustentável e princípio do poluidor pagador. “O poder público, iniciativa privada e sociedade civil são responsáveis pelo ciclo de vida dos produtos e devem fazer a gestão integrada desses. É dever de todos observar e minimizar os resíduos por meio de incentivos às práticas ambientalmente adequadas de redução, reutilização, reciclagem e recuperação. Ademais, é preciso observar e promover padrões sustentáveis de produção e consumo e prevenir a poluição mediante práticas que promovam a redução ou eliminação de resíduos. Móveis coletados pelo cata-treco podem ser reaproveitados, reformados, usados em instituições ou ter outros usos que sejam ambientalmente adequados”, diz trecho da proposição em tramitação no Legislativo.
A audiência será transmitida pelas páginas da Câmara no Facebook e YouTube e as dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas pelo WhatsApp (35) 3729-3800.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!