monitora_10

Prefeitura de Poços aprova lei de vigilância e monitoramento da rede municipal de ensino

Data da Publicação:

11/04/2023

Poços de Caldas, MG – A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou e o prefeito Sérgio Azevedo sancionou a lei que institui o Programa Municipal de Vigilância e Monitoramento da Rede Municipal de Ensino no município. O objetivo do programa é estabelecer medidas de segurança em escolas para prevenir possíveis ataques que possam representar risco à integridade física de estudantes, professores e outros membros da comunidade escolar.
A lei estabelece que todas as escolas da rede municipal de ensino deverão contar com pelo menos um vigilante portando arma de fogo durante o período escolar. Em casos específicos, os diretores das escolas poderão solicitar mais vigilantes armados, mediante um relatório que elenque dados de violência, vulnerabilidade e outras informações pertinentes à realidade específica daquela unidade e do seu entorno.
Além disso, todas as escolas deverão contar com câmeras de videomonitoramento, com equipamentos que disponham de recursos de gravação e armazenamento de imagens por um período mínimo de 60 dias.
A lei também prevê treinamento para os funcionários das escolas voltado à conscientização e identificação de possíveis sintomas que indiquem problemas relacionados à saúde mental de crianças e adolescentes, assim como a orientação de possíveis abordagens pedagógicas que identifiquem e previnam fatores existentes no ambiente que influenciem e potencializem a prática de ações lesivas à comunidade escolar.
As instituições de ensino deverão elaborar um relatório anual informando ao município todas as ocorrências de violência psicológica e/ou física, ameaças e comportamentos agressivos registrados durante o ano letivo. O município utilizará esses dados para elaborar um estudo em escala municipal, que deverá ser compartilhado com os órgãos de segurança pública.
As Associações de Pais e Professores deverão formar equipes de trabalho responsáveis por atuar em emergências, assim como contribuir para a implementação de medidas preventivas de segurança e treinamento da comunidade escolar. As equipes deverão elaborar ao menos um plano de emergência que estabelecerá protocolos de identificação, ação e fuga em potenciais situações de risco.
Para garantir a efetividade do programa, a direção das escolas, em conjunto com as equipes de trabalho compostas pelas Associações de Pais e Professores e guarnições da Rede de Segurança Escolar, deverão promover pelo menos um treinamento conjunto mensal e uma simulação surpresa semestral.
As despesas decorrentes da execução da presente Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas oportunamente se necessário, sendo consignadas nos orçamentos futuros.
A lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Leia Também

Foto: PMPC/Divulgação

Todas as secretarias já estão no Centro Administrativo

Poços de Caldas, MG - Com a chegada da Secretaria de Esportes nesta semana, todas as secretarias municipais já estão oficialmente instaladas no Centro Administrativo. Esse marco representa a conclusão do processo de centralização das pastas, iniciado com a mudança…
Foto: CMPC/Divulgação

Câmara encerra campanha do Mês da Mulher com arrecadação de mais de cinco mil absorventes

Poços de Caldas, MG - A Câmara de Poços, através da Comissão de Direitos da Mulher, Escola do Legislativo e Gerência de Comunicação, realizou a Campanha de Arrecadação de Absorventes, dentro das ações do Mês da Mulher. Na última segunda-feira…
Foto: CMPC/Divulgação

Palestra sobre Empreendedorismo Feminino é destaque no Mês da Mulher

Poços de Caldas, MG - A Câmara de Poços realizou, na última semana, a palestra Empreendedorismo Feminino e Mercado de Trabalho, com a presença da empresária Ana Cecília Pezzi Lucchesi. O evento fez parte das ações do Legislativo no Mês…
Foto: Divulgação

Prefeito Paulo Ney assina Acordo Coletivo para o biênio 2025/2026

Poços de Caldas, MG - O prefeito Paulo Ney assinou nesta sexta-feira (28), o Acordo Coletivo de Trabalho para o biênio 2025/2026. A proposta final apresentada pelo Executivo foi aceita e resultou em um acordo que garante avanços tanto para…
Foto: Divulgação

Vereador Paulista defende ampliação do ensino integral nas escolas municipais

Poços de Caldas, MG - Desde o seu primeiro mandato, o vereador Wellington Paulista (PSDB) tem discutido a necessidade de ampliar a educação em tempo integral nas escolas municipais de Poços. O assunto voltou ao debate nesta semana, quando o…
Foto: Divulgação

Douglas Dofu cumpre agenda em BH e reforça importância do Centro Integrado das Forças de Segurança em Poços

Poços de Caldas, MG - O presidente da Câmara de Poços, vereador Douglas Dofu (União), participou de uma série de reuniões em Belo Horizonte, na última semana. Uma das visitas foi à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!