Tiradentes e a Inconfidência Mineira

Data da Publicação:

19/04/2023

Hugo Pontes
Professor, poeta e jornalista

A Inconfidência Mineira foi um movimento de caráter separatista que aconteceu na denominada capitania de Minas Gerais no final do século 18. A ideia tinha por objetivo libertar a região do domínio de Portugal e proclamar uma república independente.
É de grande importância entender o contexto histórico em que aconteceu a Inconfidência Mineira e a motivação ou motivações daqueles que se envolveram e lideraram o movimento.
À época, Portugal impôs inúmeras restrições à colônia, limitando a sua autonomia e o consequente desenvolvimento. Outro aspecto importante foi a descoberta de ouro em Minas Gerais o que proporcionou uma grande riqueza na região, além do aumento significativo da população, gerando conflitos sociais e políticos.
Foi então que, dentro desse contexto, o movimento inconfidente aconteceu e dele participaram, entre outros, Cláudio Manuel da Costa, Inácio José de Alvarenga Peixoto, Tomás Antônio Gonzaga e Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.
Tal movimento, considerado uma conspiração contra a Coroa Portuguesa, foi descoberto e os acusados foram presos e condenados. Entretanto, de todos eles, o que levou a culpa foi Tiradentes, condenado à morte por enforcamento em 1792. Os demais foram enviados para o exílio na África.
Apesar do fracasso em seus objetivos imediatos, a Inconfidência Mineira teve um impacto significativo na história do povo mineiro, que experimentou o desejo de liberdade e independência da população local, além de haver influenciado outras revoltas e movimentos que ocorreram posteriormente como a Revolução Pernambucana e a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul. Além disso, a figura de Tiradentes tornou-se um símbolo da luta pela liberdade e pela independência, sendo homenageado em todo o país, exatamente no dia em que foi executado. Daí a data de 21 de abril ser um dos principais feriados nacionais do Brasil.

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!