Jornal de Fotografia lançado na décima oitava-edição do FLIPOÇOS
Poços de Caldas, MG – Está sendo lançado durante o 18º Festival Internacional de Literatura de Poços de Caldas – FLIPOÇOS – a edição 14 do Jornal de Fotografia editado pelo fotógrafo, jornalista. produtor cultural e editor Alberto Melo Viana e que vem com um ensaio do fotógrafo Daniel Caron. O JFoto teve seu lançamento em setembro de 1989, em Curitiba, e depois no Rio de Janeiro (Galeria da Funarte), São Paulo (Galeria Fotóptica), Belém e por vários cantos do Brasil em eventos de fotografia. Circulou com 12 edições até agosto de 1996.
Em 2019 houve uma retomada do projeto, mas com a pandemia teve de ter uma retração, mas de qualquer modo saiu a edição 13, em agosto de 2020, com um ensaio especial do fotógrafo gaúcho Tadeu Vilani e sua filha Julia Vilani sobre o início da pandemia em Porto Alegre e que circula em alguns pontos especializados em fotografia.
Agora sai a edição de número 14 com um ensaio do fotógrafo curitibano Daniel Caron, formado em Jornalismo pela UFPR e que nos anos 1990, vai trabalhar na Editora do empresário e ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, que tinha os jornais O Estado do Paraná e Tribuna do Paraná, que de forma espontânea mantinha uma escola de Fotojornalismo, muito pela presença, como Secretário de Redação, do jornalista Francisco Camargo, um grande admirador do bom fotojornalismo.
Depois Caron vai para a Gazeta do Povo, jornal maior de Curitiba, com uma grande editoria de fotojornalismo, (e por grande coincidência lá estava o Francisco Camargo secretariando a redação), onde se consolida como um ótimo fotojornalista e documentarista. Tem também uma passagem exitosa pela Prefeitura de Curitiba documentando ações na área social.
No campo cultural Daniel, juntamente com o fotógrafo Lucas Pontes e colaboradores espontâneos, realizou durante alguns anos o projeto RODA DE FOTÓGRAFOS, que mesclava dois fotógrafos numa grande conversa sobre as trajetórias e os trabalhos e que lotavam o auditório do Museu Oscar Niemeyer em Curitiba.