PM e Exército ministram aula sobre uso da tonfa aos atiradores do Tiro de Guerra
Poços de Caldas, MG – A Polícia Militar em cooperação com o Exército Brasileiro ministrou uma aula sobre o uso da tonfa aos atiradores do Tiro de Guerra (TG) 04-021. A equipe de instrução da Companhia de Radiopatrulhamento Tático Móvel da PM instruiu os jovens de 18 anos, que prestam o serviço militar obrigatório por um ano, sobre o bastão tonfa.
O Sargento Alexandre, faixa preta de jiu-jitsu e membro da equipe Rocca da 129ª Companhia, foi convidado para participar como instrutor junto com sua equipe. A tonfa é um instrumento de menor potencial ofensivo e serve ao policial como meio de controle de contato, quebra de postura e domínio de criminosos e de qualquer pessoa em estado de fúria e ataque.
Com o uso adequado, é protocolo policial de atuação e, como todos os militares também são treinados em ações de guerrilha, defesa e desordem social. Muitos são os casos de atuarem como força de garantia da lei e da ordem, como, por exemplo, no caso da intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018. Foi oportuno que eles conhecessem tais ferramentas que são utilizadas pela Polícia Militar e de técnicas de dissuasão.
Os atiradores participaram com muito entusiasmo e o Subtenente Denis, chefe do TG, manifestou muitos elogios à equipe técnica, já que atenderam prontamente o seu pedido. Além disso, ele destacou que o serviço militar obrigatório também é uma forma social de engajamento para tantos jovens que não tiveram contato com a Polícia ou com o Exército, e que essa foi uma oportunidade ímpar para que eles conheçam o trabalho que a Polícia presta quando se trata de força e observem como é o procedimento das equipes que são lançadas no dia-a-dia na cidade para a segurança da comunidade.