Queda
A indústria automobilística no Brasil sofreu um novo revés em março deste ano, com uma queda de quase 20% na produção de veículos em comparação a abril. A redução é ainda mais expressiva quando comparada ao mesmo período do ano anterior, quando houve uma queda de apenas 4%.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os dados recentemente, evidenciando que o volume de produção foi de pouco menos de 180 mil unidades no mês de março.
Os emplacamentos de veículos novos também apresentaram uma redução significativa em março deste ano, com queda de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a retração nas vendas para abril de 2022 ficou em 9%.
Esses dados refletem a atual situação do setor automobilístico no Brasil, que vem enfrentando diversos desafios, como a escassez de insumos e a alta dos preços de matéria-prima e impostos que chegam a 60 % do preço de um veículo.
Se o consumidor está fugindo das concessionárias o motivo é simples um veículo zero mais barato no Brasil está por volta de 70 mil reais. Quem se habilita?