banco

Bancos podem ter que ressarcir clientes vítimas de golpes do cartão

Data da Publicação:

11/05/2023


São Paulo, SP – O Superior Tribunal de Justiça (STJ) tomou uma importante decisão em relação ao golpe do motoboy, que vem sendo aplicado em diversos consumidores brasileiros. Em uma decisão proferida na última quinta-feira, 4, a corte determinou que as instituições financeiras têm a obrigação de ressarcir os clientes que foram vítimas desse tipo de golpe, desde que não tenham havido ações atípicas no padrão de consumo do correntista.

A especialista em Direito Civil da Advocacia Riedel, Ludmila Mendes, explica que os bancos vinham se eximindo da responsabilidade de ressarcir seus clientes, alegando que os golpes eram decorrentes de transações que foram realizadas com a apresentação física do cartão original e a utilização da senha pessoal do correntista. No entanto, o STJ entendeu que os bancos devem adotar mecanismos antifraudes para evitar operações que destoem do padrão de consumo do cliente e que, em caso de golpe, serão responsabilizados pelos prejuízos decorrentes.

O golpe do motoboy é aplicado quando a vítima recebe uma ligação de um suposto empregado do banco questionando sobre transações realizadas na sua conta. Ao negar tê-las feito, a vítima é orientada a ligar para o número que consta no cartão do banco. Os golpistas, então, desviam a ligação para si e orientam a vítima a entregar o cartão a um suposto funcionário do banco que irá até a sua residência para fazer a remoção do cartão supostamente fraudado. Com a senha em mãos, os golpistas têm acesso à conta e podem fazer diversas transações bancárias sem autorização da vítima.

A decisão do STJ é um importante precedente para os consumidores, pois garante maior segurança e responsabilidade das instituições financeiras em relação a esses tipos de golpes. Além disso, a decisão deve incentivar os bancos a adotarem medidas de segurança mais efetivas para bloquear as operações fora do padrão de consumo do cliente.

.

Leia Também

Foto: Divulgação

Não caia em golpe! Conheça as cobranças falsas em alta contra o MEI

Poços de Caldas, MG - Você já recebeu um e-mail ou contato via mensagem de WhatsApp solicitando a regularização do seu cadastro como microempreendedor individual (MEI) mesmo não estando em débito com a Receita Federal? Fique alerta, pois esse é…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM fiscalizam postos de combustíveis na cidade e autuam seis estabelecimentos

Poços de Caldas, MG - O PROCON Municipal e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais – IPEM-MG, órgão delegado do Inmetro, realizaram uma ação conjunta entre os dias 8 e 10 de abril, com o…
Foto: Divulgação

Caged: Minas Gerais tem saldo positivo de mais de 50.000 novas vagas em fevereiro

Belo Horizonte, MG - O mês de fevereiro registrou saldo positivo de 52.603 novos postos de trabalho em Minas Gerais. O valor registrado resulta da diferença entre 283.184 admissões e 230.581 desligamentos, conforme levantamento realizado pelo Sebrae Minas, a partir…
Foto: Divulgação

Prefeitura de Poços divulga resultado de seleção para Expo-Arte de Rua 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou no Diário Oficial do Município a Portaria Secult nº 5/2025, que torna público o resultado do Edital Secult nº 2/2025 –…
Foto: Divulgação

Procon e Divisão de Igualdade Racial lançam cartaz contra discriminação nas relações de consumo em Poços

Poços de Caldas, MG - O PROCON de Poços de Caldas, em parceria com a Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou oficialmente nesta terça-feira (9) o modelo de cartaz…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura realiza reunião com rede de apoio para avançar em ações de Turismo Inclusivo

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu nesta terça-feira, 8 de abril, uma reunião com instituições que integram a rede de apoio às pessoas com deficiência. O encontro…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!