editorial_Hominhos

Judicialização

Data da Publicação:

12/05/2023

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a judicialização da política em seu discurso de abertura do seminário Direito na Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com ele, deputados e senadores devem assumir o ônus eleitoral de suas propostas e não acionar a Corte em questões que cabem ao Congresso Nacional legislar. Fux afirmou que o Parlamento deve assumir o custo social e criticou a prática de levar tudo ao STF para evita r pagar o preço de uma deliberação impopula.
O ministro está correto, já passou da hora desta prática acabar. O que estamos vendo é um parlamento sem líder o que tem levado parlamentares a procurar o caminho judicial. Outro problema é que alguns ministros estão gostando desta prática (poder) e assumindo o ônus que deveria ser do Congresso. Não parece que esta prática termine tão cedo sem mudanças de posturas de ambos os lados.

Leia Também

Foto: Agência Minas/Divulgação

Mercado de trabalho

O mês de fevereiro trouxe boas notícias para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Com saldo positivo de 52.603 novos postos formais, o estado se destacou nacionalmente, registrando o segundo maior número de vagas criadas no país, o equivalente…
Foto: Agência Brasil/Divulgação

O peso dos juros

A divulgação das Estatísticas Monetárias e de Crédito pelo Banco Central, nesta quarta-feira (9), escancarou uma realidade que afeta diretamente o cotidiano de milhões de brasileiros: a escalada dos juros bancários. Em fevereiro, a taxa média cobrada das famílias e…
foto-desafio-editorial-08-04-25

Desafio fiscal

  As contas públicas brasileiras encerraram o mês de fevereiro de 2025 no vermelho, com um déficit primário de R$ 18,973 bilhões. Os dados divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira (8) reforçam a complexidade do cenário fiscal nacional. O resultado,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Superávit mineiro

Os números do comércio internacional divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex/Mdic) mostram que Minas Gerais segue firme como um dos grandes protagonistas da economia brasileira. Entre janeiro e março de 2025, o estado alcançou um superávit de US$ 5,6…
Foto: Divulgação

Liberdade Econômica

Publicado nesta sexta-feira (4/4), o novo Decreto Estadual de Liberdade Econômica representa mais um passo firme de Minas Gerais rumo a um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e seguro. Assinado pelo governador Romeu Zema o decreto reforça o compromisso…
Foto: Agência Brasil/Divulgação

Violência em alta

A mais recente pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 2 de abril de 2025, traz à tona um dado alarmante: a violência se consolidou como a principal preocupação dos brasileiros. De acordo com o levantamento, realizado com 2.004 pessoas entre os…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!