traba

Taxa de desemprego fica estável em 8,5% no trimestre até abril de 2023

Data da Publicação:

31/05/2023

Brasília, DF – A taxa de desocupação no trimestre móvel encerrado em abril de 2023 foi de 8,5%, representando uma variação de 0,1 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, indicando estabilidade no índice. Essa taxa é a menor registrada para um trimestre encerrado em abril desde 2015, quando ficou em 8,1%. Em comparação com o mesmo período de 2022, houve uma redução de 2 pontos percentuais na taxa de desocupação.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo IBGE, essa estabilidade é atípica para esse período, pois geralmente há um aumento na taxa de desocupação durante o trimestre móvel fevereiro-março-abril, o que não ocorreu dessa vez. Alessandra Brito, analista da pesquisa, explica que o padrão sazonal não se repetiu, pois não houve um aumento na população desocupada.

O número de pessoas desocupadas no trimestre foi de 9,1 milhões, um ligeiro aumento em relação ao trimestre anterior que registrou 9 milhões de pessoas. No entanto, em comparação anual, houve uma redução de 19,9% no contingente de pessoas desocupadas, o que representa 2,3 milhões a menos.

Por outro lado, o número de pessoas ocupadas no trimestre foi de 98 milhões, registrando uma queda de 0,6% em comparação aos resultados do trimestre anterior, o que equivale a 605 mil pessoas a menos. Essa redução na população ocupada segue uma tendência sazonal observada na série histórica, sendo comum a diminuição nesse período, exceto durante a pandemia.

A queda na população ocupada foi impulsionada pelos resultados nos setores de serviços domésticos, que registrou uma retração de 3,3% (ou menos 196 mil pessoas), agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, com uma queda de 2,4% (ou menos 204 mil pessoas), e comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, com uma diminuição de 1,4% (ou menos 265 mil pessoas).

Por sua vez, a população fora da força de trabalho totalizou 67,2 milhões de pessoas, apresentando um aumento de 1,3% na comparação trimestral, o que representa mais 885 mil pessoas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 3,5%, ou seja, mais 2,3 milhões de pessoas. Alessandra Brito ressalta que esse aumento parece estar mais relacionado a questões demográficas do que aos reflexos do mercado de trabalho, uma vez que o contingente de desalentados ou da população na força de trabalho potencial, que fazem parte dessa população, apresentaram uma redução no trimestre.

Leia Também

Foto: Divulgação

A filosofia como enfrentamento das questões tecnológicas

Poços de Caldas, MG - No último dia 12 de abril, o professor e filósofo ANTÔNIO FLORENTINO NETO* ministrou novo módulo do Curso de Filosofia realizado em Poços de Caldas, no espaço ARTE ZIRIGUIDUM. A matéria de enfrentamento do curso…
Foto: Divulgação

Dificuldades financeiras e preços altos afetam a Páscoa de 38% dos brasileiros, revela pesquisa da Serasa

Poços de Caldas, MG - O ritual cristão de celebrar o domingo de Páscoa com ovos e chocolates está sendo alterado na casa de 38% dos consumidores, conforme mostra uma pesquisa especial produzida pela Serasa, para avaliar impactos do momento…
Foto: Divulgação

Minas Gerais lança duas novas rotas turísticas durante a WTM Latin America

Poços de Caldas, MG - Duas novas rotas turísticas: Vulcânica e Caparaó Mineiro, foram lançadas nos dias 14 e 15 de abril, respectivamente, durante a WTM Latin America, em São Paulo. Os novos produtos estão ancorados na vocação cafeeira de…
Foto: Divulgação

Campanha de vacinação de bovinos começa em maio em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, inicia no dia 5 de maio a Campanha de Vacinação de Bovinos 2025, com término previsto para 10 de junho.…
Foto: Divulgação

Fearpo funciona de sexta a segunda no feriadão

Poços de Caldas, MG - A tradicional Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a Fearpo, da Praça Dom Pedro II vai ter horário ampliado durante o feriadão da Semana Santa e Tiradentes. A feira pode ser conferida…
foto: divulgação

“Receita Sem Dúvida” esclarece os serviços e atividades da Receita Federal

Poços de Caldas, MG - A proposta dessa coluna é esclarecer as principais dúvidas da população sobre os serviços e atividades da Receita Federal. A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!