Alcoa celebra Dia do Meio Ambiente reforçando seu compromisso com a sustentabilidade
Poços de Caldas, MG – Primeira unidade da Alcoa no Brasil, a Fábrica de Poços de Caldas, ao longo dos seus 58 anos de operação sempre se destacou pela prática de uma mineração sustentável, de baixo impacto e com o compromisso pela preservação ambiental. Na década de 70, quando as ações de reabilitação de áreas mineradas ainda estavam no início, o trabalho pioneiro desenvolvido pela Alcoa Poços de Caldas serviu de base para o primeiro manual do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) sobre o tema no país.
Nos últimos anos, a Unidade de Poços de Caldas tem se reinventado, buscando oferecer aos seus clientes novos produtos cada vez mais eficientes e sustentáveis, com baixa pegada de carbono, por meio de investimentos em tecnologias e mudando sua fonte energética, transformando potencial em progresso verdadeiro. Hoje, a unidade produz lingotes, tarugos, pó de alumínio e aluminas, destinadas ao mercado nacional e internacional. Entre as aluminas NNA (não metalúrgica) estão as que levam o Selo Eco Source, comprovando que ela apresenta emissão média inferior a 0,6 toneladas métricas de CO2e (dióxido de carbono equivalente) para cada tonelada de alumina produzida, duas vezes abaixo da média global.
Em agosto de 2022, o início das operações do Filtro Prensa colocou a Unidade em uma nova era, mudando o sistema de disposição de resíduo de úmido para seco. Além da inovação no processo, a instalação da planta de Filtração reduziu a utilização de área de disposição e acúmulo de água.
“Hoje, somos uma das plantas da Alcoa no mundo com a menor pegada de carbono”, orgulha-se Fabio Martins, diretor de Operações da Alcoa Poços de Caldas. “Essa conquista é reflexo do empenho do nosso time em buscar soluções eficientes em todas as áreas”.
Este compromisso estende-se à comunidade por meio do apoio a iniciativas que contribuam para um mundo mais sustentável e a qualidade de vida das pessoas. Como exemplos temos a parceria para a construção da primeira estação de tratamento de esgoto do Conjunto Habitacional Dr. Pedro Affonso Junqueira, bairro vizinho à Fábrica, em 1985; a implantação do Jardim Botânico de Poços de Caldas; as Florestas de Bolso, que já plantaram mais de duas mil mudas de árvores, e os projetos que têm fortalecido as cooperativas de reciclagem, como a Coopergore (Cooperativa de Reciclagem de Óleo e Gorduras Residuais), que já tirou das redes de esgoto de Poços de Caldas mais de 1,2 milhão de litros de óleo, e a Coopersul (Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação de Poços de Caldas), que está transformando lixo orgânico em adubo.
Também merece destaque as ações de educação ambiental desenvolvidas pelo Parque Ambiental da Alcoa Poços de Caldas. Inaugurado há 30 anos, o Parque já deu grandes contribuições para a pesquisa da fauna e flora da região. Por meio de seus programas, como o Cultivando a Mata Atlântica, tem colaborado desenvolver nas crianças e jovens, a consciência da importância da preservação do meio ambiente, em especial desse bioma, onde estamos inseridos.