Obras recuperam margens do ribeirão da Serra evitando alagamentos na João Pinheiro
Poços de Caldas, MG – Cada vez mais fortes e intensas devido às mudanças climáticas do planeta, as chuvas colocam as cidades em alerta constante para o risco de inundações. Frente a esse desafio global com impacto imediato na vida urbana local, a Prefeitura de Poços trabalha constantemente para prevenir enchentes. Por meio da secretaria de Obras, começaram as obras da primeira parte de contenção, com a construção de gabiões no ribeirão da Serra, localizado na Avenida João Pinheiro, possibilitando a ampliação e capacidade de escoamento das águas pluviais com serviços, obras e manutenções de macrodrenagem.
Gabião é uma espécie de gaiola metálica, geralmente produzida com telas e arames especiais para grande durabilidade.
A gaiola é completamente preenchida com pedras britadas ou seixos (fragmentos pequenos e arredondados). Para finalizar, as extremidades de cada gaiola são unidas e costuradas com arames. Essa combinação resulta nos chamados gabiões, que, posicionados lado a lado ou empilhados, compõem muros, barreiras e outros elementos de apoio para obras.
As principais utilidades do gabião incluem contenção, estabilização de taludes e controle de erosão em obras civis, geotécnicas e hidráulicas. Além de possuir inúmeras vantagens, como a flexibilidade, permeabilidade, longa vida útil, fácil execução e baixo custo.
Segundo o secretário de Obras, José Benedito Damião, o prazo para finalizar essa primeira parte é de aproximadamente 90 dias. “A obra é extremamente importante para o município, tendo em vista que o gabião vai servir como contenção para o local, é um trabalho que deveria ter sido realizado há mais de 10 anos. O gabião vai ser utilizado para segurar a encosta do rio, além de alargar a calha do rio para aumentar a capacidade volumétrica durante os períodos chuvosos, melhorando pontos de alagamento na avenida e trazendo mais benefícios e segurança a população. Começamos com essa primeira parte que já vai melhorar o escoamento e a expectativa é concluir todo o ribeirão” ressalta, Damião.