Vereador propõe implantação de Centros-Dia para Idosos em Poços de Caldas
Poços de Caldas, MG – Uma publicação no diário oficial de ontem informa sobre o chamamento para a contratação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela implantação e execução dos Centros-Dia para Idosos nas regiões Oeste, Leste e Centro. Essa iniciativa evidencia o compromisso com o cuidado, atenção e respeito aos idosos de nossa cidade.
O vereador Wellington Alber Guimarães está fazendo uma indicação ao prefeito Sérgio Azevedo estudos visando à implantação de Centros-Dia para Idosos nas três regiões do município.
A expectativa é de que, com essa indicação e o processo de contratação da OSC, seja possível atender às demandas crescentes e proporcionar um ambiente adequado para o envelhecimento saudável e digno dos idosos do município.
No documento apresentado ao chefe do Executivo ele destaca o aumento da população idosa na cidade isto torna necessária a ampliação dos serviços especializados oferecidos a esse grupo. Os Centros-Dia para Idosos, diferentemente das Instituições de Longa Permanência, proporcionam um espaço de reabilitação, convivência e lazer para grupos de idosos, visando promover autonomia e independência a essa população.
Os Centros-Dia para Idosos têm o propósito de prevenir a institucionalização precoce dos idosos, além de trabalhar para melhorar sua autoestima, saúde física e mental, independência e autonomia. Esses espaços contribuem para minimizar o isolamento social, a depressão e o surgimento de doenças incapacitantes.
“ Essa iniciativa demonstra a preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos, proporcionando-lhes um ambiente acolhedor e estimulante, que contribuirá para uma melhor idade mais ativa e saudável. A expectativa é de que essa proposta seja analisada e considerada em benefício da população idosa do município”, disse Paulista.
Ele destaca que com o crescente aumento da população idosa na cidade, torna-se fundamental expandir os serviços especializados oferecidos a esse grupo. Os Centros-Dia para Idosos, em contraposição às Instituições de Longa Permanência, proporcionam um espaço de reabilitação, convívio e lazer para grupos de idosos, visando promover autonomia e independência.
Esses centros têm como objetivo prevenir a institucionalização precoce dos idosos, além de trabalhar para melhorar sua autoestima, saúde física e mental, independência e autonomia. São espaços que contribuem para reduzir o isolamento social, a depressão e o surgimento de doenças incapacitantes.
“A presente indicação reflete nossa preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante, que contribuirá para uma melhor idade mais ativa e saudável. Esperamos que essa proposta seja avaliada e considerada em benefício da população idosa do município”, destacou o vereador Paulista.