escra_1

Auditores-Fiscais resgatam trabalhadores de situação análoga a de escravidão

Data da Publicação:

01/08/2023

Poços de Caldas, MG – Auditores-Fiscais da Gerência Regional do Trabalho em Poços de Caldas resgataram 6 trabalhadores em colheita de café na zona rural de Campestre – MG. Os trabalhadores são migrantes das cidades de Berilo e Virgem da Lapa, região do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais e atuavam há um mês na colheita do café.
Essa ação fiscal foi coordenada pelos Auditores-Fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os trabalhadores se deslocaram para a zona rural de Campestre em carro próprio e van, arcando com todos os custos da viagem e atendendo solicitação do empregador para atuar na colheita do café.
De acordo com os Auditores-Fiscais do Trabalho, o empregador não havia realizado o pagamento do salário de junho e os trabalhadores estavam com dívidas em mercados da região. Foram alojados em uma casa com instalações elétricas precárias e presença de recipientes de GLP ao lado de um dos dormitórios. Nas frentes de trabalho, não havia nenhum tipo de estrutura para o trabalho, tais como instalações sanitárias ou abrigos rústicos para refeição e proteção contra intempéries. Não foram fornecidos os equipamentos de proteção individual, garrafões de água e tampouco os insumos necessários para a colheita como gasolina e óleo usados nas derriçadeiras. Os próprios trabalhadores compraram esses itens.
O empregador foi notificado pela Auditoria-Fiscal do Trabalho para regularizar os vínculos trabalhistas dos 6 (seis) resgatados, com admissão e imediata interrupção do contrato de trabalho. Os trabalhadores receberam R$ 46.808,04 em verbas rescisórias e retornaram para suas residências.
Os Auditores-Fiscais do Trabalho emitiram as guias de Seguro-Desemprego do Trabalhador Resgatado para todos os 6 trabalhadores, pelas quais eles terão direito a três parcelas de um salário mínimo (R$ 1.320,00) cada.
Com este resgate, a Gerência Regional do Trabalho em Poços de Caldas já contabiliza 03 (três) casos diferentes de trabalho análogo ao de escravidão na safra de café de 2023. Já são 25 trabalhadores resgatados e outras ações em andamento. Em todos os casos são trabalhadores migrantes e alojados em condições degradantes e que arcam com parte dos custos que deveriam ser legalmente suportados pelo empregador, tais como a compra de ferramentas de trabalho e EPI. 
A Inspeção do Trabalho destaca que está atenta aos casos mais graves de exploração do trabalho durante a colheita de café e que continuará atuando para que as irregularidades sejam rapidamente identificadas e para a responsabilização dos empregadores.
Mais uma vez, destaca-se o alerta aos produtores da região para que regularizem os registros, forneçam as ferramentas de trabalho e os EPI aos trabalhadores, cuidem do fornecimento de água potável e mantenham as frentes de trabalho e os alojamentos em condições de conforto e higiene de acordo com a Norma Regulamentadora 31 – NR 31.

Denúncias
Denúncias de trabalho análogo ao de escravo podem ser feitas de forma anônima no Sistema Ipê, no seguinte endereço: https://ipe.sit.trabalho.gov.br/.

Leia Também

Foto: Divulgação

Comerciantes de Poços pedem socorro: onda de arrombamentos gera revolta e medo

Poços de Caldas, MG - Os comerciantes da região central de Poços de Caldas estão em estado de alerta e pedem socorro diante da crescente onda de arrombamentos que atinge o comércio local. As frequentes invasões noturnas têm causado prejuízos…
Foto: Marcos Corrêa/Mantiqueira

Corpo de homem desaparecido é encontrado em região de mata em Andradas

Andradas, MG - Na tarde do dia 29 de março, um corpo em estado de decomposição foi encontrado em uma área de mata no bairro Varginha 2, próximo à Estrada das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Andradas. A descoberta…
Foto: Divulgação

Indivíduos ameaçam Guardas Civis, mas não aguardam a abordagem

Poços de Caldas, MG - Por volta das 22 horas do dia 30/03/25, uma equipe que patrulhava o Parque José Afonso foi ameaçada por 5 indivíduos, sendo que alguns deles portavam pedaços de madeira. Ao ser acionado apoio, os mesmos…
Foto: BMMG/Divulgação

Buscas por homem desaparecido em Andradas são temporariamente suspensas

Andradas, MG - O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, por meio do Posto Avançado de Andradas, foi acionado pela Polícia Civil no dia 26 de março de 2025 para auxiliar nas buscas por um homem desaparecido desde o…
Foto: PMMG/Divulgação

Polícia Militar realiza operação e apreende adolescentes envolvidos com o tráfico

Poços de Caldas, MG - A Polícia Militar, em resposta a várias reclamações de moradores do Bairro Santa Rita, bem como dados georreferenciados e informações recebidas, desencadeou uma operação de incursão em área quente criminalidade, apontada como ponto de narcotráfico.…
Foto: BMMG/Divulgação

Incêndio em veículo é contido por morador com ajuda de voluntários em Poços de Caldas

Poços de Caldas, MG - Por volta das 06:45 da manhã desta quinta-feira, o Corpo de Bombeiros de Poços de Caldas foi acionado para combater um incêndio em um veículo automotor, próximo à Igreja São Judas. No entanto, quando a…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!