Agosto Dourado tem programação especial durante todo o mês
Poços de Caldas, MG – O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.
A amamentação é um dos melhores investimentos para salvar vidas infantis e melhorar a saúde, o desenvolvimento social e econômico dos indivíduos e nações. Criar um ambiente propício para padrões de alimentação infantil ideais é um imperativo da sociedade. Então, o que é necessário para criar um ambiente favorável e melhorar as práticas de amamentação? Proteção, promoção e apoio à amamentação são estratégias importantes em nível institucional e individual. Ações coordenadas para otimizar a alimentação infantil em tempos normais e em emergências é essencial para garantir que as necessidades nutricionais de todos os bebês sejam atendidas.
Por meio do leite materno o bebê recebe os anticorpos da mãe que o protegem contra doenças como, diarreia e infecções, principalmente as respiratórias. O risco de asma, diabetes e obesidade é menor em crianças amamentadas, mesmo depois que elas param de mamar. A amamentação é, ainda, um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, importante para que ela tenha dentes fortes, desenvolva a fala e tenha uma boa respiração.
Durante o mês acontece também a 5ª Edição do “Amamenta Poços 2023” com duas turmas, nos dias 09 e 10 de agosto, das 09h às 12h, no Auditório da Puc Minas Poços de Caldas e será voltado para médicos, enfermeiros, pediatras, técnicos de enfermagem e profissionais das equipes multidisciplinares. A 5ª edição terá como tema A Semana Mundial do Aleitamento Materno 2023: faça a diferença para mães e pais que trabalham. Ao longo do evento serão realizadas palestras e discussão de casos.
Durante o mês, várias ações para reforçar a importância do aleitamento materno serão realizadas pela equipe da secretaria de Saúde.