Gás natural para setor industrial e veicular fica mais barato em Minas Gerais
Belo Horizonte, MG – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), homologou, em 1/8, a redução de custo do gás natural de até 10,89% para os segmentos industrial, gás natural comprimido, gás natural liquefeito, cogeração e climatização, além de redução de custo de 7,38% para o segmento veicular.
Com a redução do preço do gás veicular, motoristas vão perceber ainda mais a relação custo-benefício desse combustível, estimulando o crescimento sustentável de suas atividades.
Para a distribuidora do gás no estado, a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a redução de 7,38% no custo do gás será percebida imediatamente pelos motoristas. Se o repasse do porcentual da redução for integral para os usuários, a redução do preço deverá ser de R$ 0,20/m³ no posto.
Gilberto Valle, presidente da Gasmig, ressalta os benefícios imediatos da redução do preço do gás para o consumidor. “Os motoristas sentirão no bolso a economia na hora de abastecer. É importante ressaltar que o gás veicular está ainda mais competitivo em relação aos outros combustíveis. O motorista está pagando menos e rodando muito mais com o gás natural”, afirma.
Uma simulação realizada por analistas da Gasmig, levando em consideração a queda no preço anunciada, mostra que o gás veicular continua sendo o combustível mais econômico.
Confira a simulação
Ao abastecer o veículo com R$ 100, o usuário do gás veicular roda 294 quilômetros. Isso representa um custo de R$ 0,34 por quilômetro rodado. Com o mesmo valor de R$ 100, o usuário de gasolina roda 207 quilômetros (R$ 0,48 por quilômetro rodado). Já o consumidor que abastece com etanol roda 212 quilômetros com R$ 100 (R$ 0,47 por quilômetro rodado).
Os valores utilizados nesta simulação são: gás veicular: R$ 4,49/m³ – gasolina: R$ 5,16/litro – etanol: R$ 3,54/litro (referência: 31/7/2023 – Belo Horizonte).
De acordo com os analistas da Gasmig, o gás veicular é ainda mais vantajoso para aqueles motoristas que rodam mais de 100 quilômetros por dia, como é o caso dos taxistas, motoristas de aplicativos de transporte de passageiros e de entregas, além dos frotistas.