Poços-caldense Rafaela se destaca em competição mundial na China
Poços de Caldas, MG – A cidade de Chengdu, na China, é palco dos Jogos Mundiais Universitários, também conhecidos como Universíade – Fisu World University Games Summer, que acontecem entre os dias 27 de Julho a 8 de Agosto de 2023. Diversas modalidades esportivas estão em disputa, e entre os competidores, destaca-se a estudante/atleta Rafaela Cristine Maciel de Sousa, representando Poços de Caldas.
Rafaela faz parte do Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo”, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09 e com o patrocínio da Unimed Poços. O empreendedor e professor Sídnei Carlos De Parolis coordena o projeto. Além disso, Rafaela conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas.
A estudante/atleta é do curso de fisioterapia da Faculdade Pitágoras – Campus de Poços de Caldas e esta é a sua terceira participação em campeonatos a nível mundial na modalidade de atletismo.
Em 2018, Rafaela conquistou o terceiro lugar no lançamento do disco e o sétimo lugar no arremesso do peso nos Jogos Mundiais Escolares (Gymnasíade) em Marrakech, Marrocos. No mesmo ano, ela participou dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, onde ficou em sétimo lugar no arremesso do peso. Este ano, nos Jogos Mundiais Universitários, Rafaela participou da prova do arremesso do peso feminino, conquistando a décima colocação na fase de qualificação e garantindo sua vaga para a final, com a marca de 15,27 metros. Na grande final, ela superou sua marca pessoal ao arremessar 16,33 metros, ficando em oitavo lugar.
Com sua participação nesta seleção brasileira, Rafaela completa sua décima convocação para representar o Brasil em competições de atletismo, tendo a oportunidade de competir e conhecer diversos países ao redor do mundo.
O Projeto Atletismo Poços de Caldas tem como um dos principais objetivos a formação do cidadão, incluindo a importância dos estudos. Rafaela é um exemplo de dedicação e talento, mostrando que é possível conciliar o esporte de alto rendimento com os estudos acadêmicos.
A equipe do projeto agradece à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Poços de Caldas, à Prefeitura Municipal, à Unimed Poços e à Confederação Brasileira de Atletismo pelo apoio nos treinamentos e competições dos alunos.