Temporada dos ipês nas ruas de Poços de Caldas encantam com suas cores vibrantes
Poços de Caldas, MG – A florada dos ipês (foto) traz um espetáculo de cores e beleza durante o inverno e o período mais seco do ano. O colorido das flores dos ipês-amarelos surge, transformando e deixando ainda mais exuberante o cenário da cidade de Poços de Caldas.
Os ipês são árvores que perdem todas as folhas durante o inverno, mas entre julho e outubro desabrocham com uma intensa floração, exibindo cachos de flores no lugar das folhas. Além dos ipês-amarelos, também existem os ipês-roxos, rosas e brancos, cada um com seu período específico de floração. Os ipês-roxos iniciam a temporada, seguidos pelos cor-de-rosa e, finalmente, pelos ipês-amarelos, como podemos ver agora, e por fim, os ipês-brancos.
Curiosamente, o nome “ipê” tem origem na língua tupi e significa “casca dura”, devido à qualidade da madeira dessa árvore, que é amplamente utilizada no paisagismo e é considerada ideal para arborização urbana. O ipê-amarelo recebeu atenção especial ao ser alvo de um decreto presidencial em 1961, emitido por Jânio Quadros, declarando que a espécie estaria imune ao corte, visando preservar essa árvore símbolo do Brasil. Outra curiosidade popular é que, na roça, entre os mais velhos, acredita-se que quando o ipê-amarelo floresce, é sinal de que a chuva está a caminho, trazendo alívio para a terra seca.
Apesar de serem mais comuns os ipês de cores roxas, rosa, amarela e branca, existem outros tipos dessa planta que estão ameaçados de extinção. Por isso, a preservação é crucial, pois, quando não há intervenção humana para disseminar a espécie, o ipê conta apenas com o vento para levar suas sementes e se reproduzir.
O espetáculo da florada dos ipês em Poços de Caldas e em várias regiões de Minas Gerais é um presente da natureza, encantando moradores e visitantes com a beleza singular dessas árvores. Aproveitar esse período para apreciar a exuberância da natureza e valorizar a importância da preservação dessas espécies é fundamental para garantir a continuidade desse espetáculo nos anos futuros.
Fotos: Mantiqueira