Instituto Alcoa realizou a terceira edição do Festival da Cultura Empreendedora
Poços de Caldas, MG – O 3º Festival da Cultura Empreendedora, promovido pelo Instituto Alcoa com apoio técnico do Estúdio Cais, debateu os caminhos e as motivações para que cada vez mais brasileiros e brasileiras façam parte do ecossistema empreendedor. Com o tema Da necessidade à oportunidade: a jornada do(a) empreendedor(a), a edição 2023 foi híbrida, com atividades online e presenciais.
O Festival reuniu especialistas, colaboradores(as) da Alcoa, membros dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, organizações sociais, representantes do setor público, empreendedores e todos(as) os(as) interessados(as) em dialogar sobre a cultura empreendedora e a importância de fortalecer a diversidade em projetos de geração de renda, assim como encontrar caminhos para toda a sociedade apoiar essas iniciativas em prol de um país mais igualitário. A abertura, no dia 6 de julho, inspirou as ações que aconteceram nos dias seguintes nos territórios onde o Instituto Alcoa atua, no dia 7 de julho em Juruti (PA) e em São Luís (MA), e no dia 11 de julho, em Poços de Caldas (MG).
O evento online no dia 6 promoveu duas mesas de debate, abertas ao público, gratuitas, e com certificado de participação. A primeira mesa, com o tema “Assessoria e inovação para o empreendedorismo”, foi mediada por Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa, e contou com a convidada Jennifer Rodrigues (Sócia-fundadora da Empreende Aí – https://www.empreendeai.com.br/) e Lucas Gustavo Fonseca (Secretaria de Planejamento e Orçamento do Maranhão). A segunda mesa, com o tema “Experiências de jovens empreendedores”, foi mediada por Tatiana Bizzi, Diretora Executiva do Instituto Alcoa, contou com a convidada Gabriela Chaves (NoFront – Empoderamento Financeiro – NoFront – Empoderamento Financeiro) e Vinnicius Rodrigo Ferreira Nazaré (startup Cordel – Somos Cordel).
A proposta das mesas e dos convidados foi levantar pontos importantes no debate sobre o empreendedorismo. Foram apresentados temas diversos, sobre inovação de negócios, identificação de oportunidades, educação financeira e a importância da formação para quem empreende por necessidade.
Nos dias seguintes, ocorreram atividades presenciais nas localidades de atuação do Instituto Alcoa. Em São Luis (MA), a atividade aconteceu dia 7 de julho, no salão da Escola Casa Familiar Rural e contou com a participação de 150 pessoas em palestras e oficinas sobre empreendedorismo. Foi realizada ainda uma feira de produtos da agricultura familiar e da empresa Doce Pedaço Biscoitos Finos e, na sequência, um debate com o tema “Modelo criativo de empreender através de projetos sociais”. Para finalizar o evento, foi realizada a apresentação cultural da Dança Cacuriá “Carimbó do Zé Libório”.
Já no município de Juruti (PA), as atividades aconteceram nos dias 7 e 14 de julho, com exposição de artesanatos no Centro de Convivência Madre Clélia, com peças de barro, flores artificiais, colares e pulseiras indígenas, bonecas de pano, tapetes, forros bordados e muitos alimento; roda de conversa com a participação de 20 mulheres das áreas de costura, crochê, manicure e produção de bolos, as quais integram projetos como o Dona’s e Costurando Sonhos, e apresentação cultural do Grupo de Adolescentes da Oficina de Violão do monitor Igson.
Por fim, no dia 11 de julho, o Centro Cultural Chico Rei, em Poços de Caldas (MG), recebeu mais de 50 participantes do festival e empreendedores. Além disso, houve uma roda de conversa sobre diversos temas como cultura, sustentabilidade e afroempreendedorismo. Assim como em outras localidades, foi realizada uma Feira de Empreendedores e uma atividade cultural com discotecagem de Pedro Cezar.
O diálogo sobre a importância da cultura empreendedora é necessária e incentivada pelo Instituto Alcoa, que apoia ações de qualificação profissional, inclusão produtiva e incentivo ao empreendedorismo para o acesso a trabalho e renda. Para Monica Espadaro, Diretora Executiva de Operações do Instituto Alcoa, “o Festival da Cultura Empreendedora vem se fortalecendo como uma iniciativa de disseminação de conhecimentos e práticas, de estímulo e fortalecimento do empreendedorismo. Neste ano, mais de 200 pessoas participaram de diferentes atividades que reuniram especialistas e empreendedoras e empreendedores que estão em diferentes estágios de seus negócios, promovendo trocas e oportunidades de aprendizado e crescimento.”
Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).