semi_10

Seminário Um Olhar Sobre Leishmaniose acontece nesta quinta-feira

Data da Publicação:

10/08/2023

Poços de Caldas,MG – A secretaria de Saúde em parceria com a ONG Clube do Cão realizarão nesta quinta (10), das 08h às 17h o seminário: “Saúde Única: um olhar sobre a Leishmaniose”.
O seminário abordará vários aspectos sobre as leishmanioses humana e canina, sob o olhar de saúde única, com o intuito de sensibilizar estudantes, médicos, médicos veterinários e demais profissionais de saúde com relação a esse tema de grande importância para a saúde pública. As leishmanioses são um conjunto de doenças transmitidas por insetos chamados flebotomíneos que afetam humanos e animais em várias regiões do mundo. Essas doenças são causadas por parasitas do gênero Leishmania e podem apresentar diferentes formas clínicas, desde lesões cutâneas até formas viscerais mais graves.
A transmissão ocorre através da picada do inseto infectado, injetando os parasitas na corrente sanguínea. As leishmanioses são consideradas doenças negligenciadas, uma vez que afetam principalmente populações de baixa renda em áreas rurais e urbanas.
O diagnóstico e tratamento adequados são fundamentais para o controle dessas doenças, que podem causar grande impacto na saúde pública. Além disso, a prevenção também é importante, com medidas como o uso de repelentes e a eliminação de criadouros.
A Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose foi instituída pela Lei nº 12.604/2012, sendo celebrada, anualmente, na semana que incluiu o dia 10 de agosto. 
A data objetiva estimular ações educativas e preventivas; promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de vigilância e controle da leishmaniose; apoiar as atividades de prevenção e combate à leishmaniose organizadas e desenvolvidas pela sociedade civil; difundir os avanços técnico-científicos relacionados à prevenção e ao combate à leishmaniose.
Em Poços, de 2017 a 2023, foram notificados 04 casos de leishmaniose tegumentar (doença infecciosa, causada por vetor, não contagiosa), sendo 01 autóctone e 03 casos de pessoas vindas de outras localidades. Além de 01 Visceral é uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos.

Leia Também

Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Promae garante alimentação escolar de qualidade para quase 20 mil alunos em Poços

Poços de Caldas, MG - Responsável por garantir alimentação escolar segura, saudável e de qualidade para milhares de alunos da rede municipal de ensino, o Programa Municipal de Alimentação Escolar (Promae) tem papel fundamental no dia a dia das escolas…
Foto: Divulgação

Caminhada sensibiliza a população no Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

Poços de Caldas, MG - Uma caminhada marcou o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo em Poços de Caldas. Distribuindo bexigas azuis – a cor da causa autista – os participantes chamaram a atenção para o tema “Respeitar as…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas lança a ” Cartilha de Boa Convivência entre Bares e a Vizinhança “

Poços de Caldas, MG - Na tarde desta quarta-feira (2), foi lançada oficialmente a “Cartilha de Boa Convivência entre os Bares e a Vizinhança de Poços de Caldas/MG”, com o objetivo de promover o bom convívio entre bares, músicos e…
Foto: Divulgação

Segunda queijaria de Poços de Caldas obtém o Selo SIM

Poços de Caldas, MG - A cidade comemora uma importante conquista no setor de produção artesanal de queijos e derivados. A segunda queijaria foi oficialmente registrada com o Selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal), reconhecendo a qualidade e a segurança…
Foto: DMAE/Divulgação

DMAE recebe visita técnica de representantes da Prefeitura de Caconde

Poços de Caldas, MG - O diretor do DMAE, Paulo César Silva recebeu, na manhã desta quinta, 3, representantes do município de Caconde para conhecer as instalações da autarquia e também os métodos de trabalho utilizados na área de saneamento…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura intensifica combate à Febre Amarela com fumacê em escolas

Poços de Caldas, MG - Prefeitura de Poços de Caldas inicia neste sábado (5) a aplicação do fumacê em escolas próximas à mata da Serra de São Domingos para combater o mosquito transmissor da febre amarela. A ação, coordenada pela…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!