Rua é palco de ação educativa de enfrentamento à violência contra a mulher
Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas, através da secretaria de Promoção Social, com apoio da polícia Civil, Militar, Demutran e secretaria da Saúde, realizou na tarde desta quinta-feira(10), uma ação educativa e cultural na rua São Paulo com objetivo de chamar a atenção de toda a população para o enfrentamento à violência a mulher.
O “Agosto Lilás” é uma campanha que visa promover a conscientização e o combate à violência contra a mulher, revisitando reflexões fundamentais sobre a igualdade de gênero, empoderamento feminino e urgência de se erradicar todas as formas de violência baseadas no gênero. A escolha da cor lilás não é por acaso, sendo ela associada à luta feminista e à busca por uma sociedade mais justa e igualitária.
A Rua São Paulo se transformou em um espaço de reflexão e interação, onde diversas atividades educativas e culturais foram realizadas para chamar a atenção da comunidade e envolvê-la na causa com entrega de panfletos e atendimento a população, além de apresentações culturais, uma das mais marcantes foi a apresentação da esquete teatral:” Como tudo começou” pelo Círculo de Artes, momento de grande sensibilização com a demonstração de casos reais encenados pelos atores sobre a violência a mulher.
Segundo a secretária de Promoção Social, Marcela Carvalho, o fechamento da Rua São Paulo, para além de um ato simples, é uma manifestação visual e sinalizadora do comprometimento com a causa feminina. “A rua, normalmente um espaço de tráfego e movimento constante, se transforma em um local de encontro, diálogo e união. O símbolo do fechamento não é apenas uma barreira física, mas uma demonstração concreta de que a luta pelo empoderamento feminino não pode ser ignorada, desviada ou esquecida.”
A campanha “Agosto Lilás” busca não apenas chamar a atenção para a realidade alarmante da violência contra a mulher, mas também estimular a sociedade a refletir sobre as desigualdades de gênero arraigadas em nossa cultura e contribuir para sua exclusão. É um momento de dar visibilidade às histórias de superação das vítimas, promover o diálogo sobre o tema e fortalecer a rede de apoio e proteção às mulheres em situação de violência.
Segundo a delegada da Mulher, Juliane Emiko, a importância do mês de agosto na campanha “Agosto Lilás” reside na sua capacidade de provocar mudanças reais e duradouras na mentalidade e nas atitudes da sociedade em relação à violência contra a mulher. “Ao reconhecer e enfrentar esse problema de frente, podemos trabalhar juntos para criar um ambiente onde todas as pessoas possam viver com dignidade, respeito e segurança.”
Serviços:
PAEFI Mulher
Em Poços, o Núcleo da Mulher é uma das frentes de trabalho do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, localizado na Rua Laguna, 820 – Jardim dos Estados. O CREAS funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. O telefone é o 3697-2626 e WhatsApp 035 9 8871 -1158
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher Poços de Caldas
Endereço: Av. Dr. David Benedito Otoni, 527 – Jardim dos Estados. Telefone: 3712-9647. Denúncias 180.
PROGRAMAÇÃO:
14/8 a 18/8 – Rodas de Conversa com as pessoas atendidas nos serviçosde saúde, educação, assistência social e instituições socioassistenciais.