Grupo Cencosud Brasil proprietário da Rede Bretas alcança receita de R$ 4,9 bi
Belo Horizonte, MG – A Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do País, divulgou os resultados do seu segundo trimestre de 2023. Entre os destaques estão os expressivos avanços no e-commerce, o crescimento orgânico no Rio de Janeiro e, sobretudo, a resiliência do cash & carry, que proporcionaram à Cencosud Brasil atingir uma receita líquida de R$ 2,5 bilhões, um aumento de 13,6% sobre o segundo trimestre de 2022, e margem Ebitda de 6,2%. No semestre, a receita cresceu 17,0% e atingiu R$ 4,9 bilhões.
O desempenho do cash & carry continuou relevante para o resultado alcançado, que contribuiu para mitigar os efeitos da desaceleração na economia e a pressão sobre a renda do consumidor durante o período. Representado pelas redes Giga Atacado, Mercantil Atacado e por unidades Bretas Atacarejo, o formato praticamente dobrou sua participação na receita do grupo, com 35% no segundo trimestre de 2023, comparado a 18% no segundo trimestre de 2022.
Visando complementar sua atuação e ampliar as vendas no e-commerce, a Cencosud Brasil firmou importantes parcerias com Uber Cornershop, para atender à bandeira de conveniência Spid no Rio de Janeiro, e com a plataforma iFood, aumentando a capilaridade das marcas Spid, Prezunic, GBarbosa, Bretas, Perini e Mercantil Atacado nas distintas regiões onde estão presentes. “Nosso foco está em garantir a rentabilidade do negócio, em tornar as operações mais eficientes e estabelecer parcerias que nos permitam entregar soluções para melhor servir aos nossos clientes das lojas físicas e do e-commerce”, pontuou o presidente da Cencosud Brasil, Sebastián Los.
Outra iniciativa adotada para explorar novas possibilidades no digital e engajar os clientes das bandeiras foi a realização de live commerce. O uso da plataforma que combina entretenimento e e-commerce foi impulsionado após os investimentos de Cencosud Ventures, unidade de capital de risco da companhia, na startup brasileira de live shopping, Mimo Live Sales.
Atento às oportunidades de mercado e com foco na experiência do cliente, a Cencosud Brasil inaugurou, no mês de junho, o Prezunic Laranjeiras, sua 32ª loja no Estado do Rio de Janeiro, dando continuidade ao seu crescimento orgânico.
Fruto de um investimento de R$ 13 milhões, a unidade possui arquitetura e comunicação visual modernas e trouxe inovações como o pagamento por reconhecimento facial e o serviço inédito Fila Zero, que potencializa a experiência omnicanal proporcionando ao cliente selecionar os produtos na loja física e agendar o recebimento e pagamento das compras em domicílio, com toda comodidade.
A crescente digitalização da companhia também tem contribuído para uma gestão mais eficiente no dia a dia. Um dos exemplos é o aplicativo interno Arcus, que gerou uma economia de US$ 630 mil ao disponibilizar aos líderes da operação a consulta em tempo real de indicadores da sua própria unidade de negócio, como vendas on-line, alerta de validade, alerta de reabastecimento nas gôndolas, estoque, entre outras funcionalidades, com impacto direto na melhoria operacional da loja e, consequentemente, nos resultados.
Outra iniciativa em curso é a integração tecnológica do Giga Atacado, bandeira adquirida pelo grupo em julho de 2022 e que, futuramente, compartilhará dos mesmos padrões de segurança, contratos e serviços de Cencosud.
Para o segundo semestre, período de grande movimentação no varejo principalmente por conta da sazonalidade, a Cencosud Brasil segue com o desenvolvimento de ações regionais com foco no cliente tendo em vista a perspectiva de melhora no cenário econômico com a redução das taxas de juros e a recuperação na renda da população, indicando uma possível retomada do ciclo de crescimento do País.
Conteúdo publicado pelo Jornal Diário do Comércio – BH