Inadimplentes somam 6,6 mi
Com dívidas que totalizam R$ 30,9 bilhões, a inadimplência em Minas Gerais afeta atualmente 39,25% da população. Segundo o Mapa da Inadimplência da Serasa, referente ao mês de julho, mais de 6,6 milhões de mineiros encontram-se em situação de endividamento. Embora esse percentual seja menor do que o índice nacional de 43,72%, a magnitude dos valores envolvidos chama atenção para a urgência de readequação das finanças pessoais. Os setores mais afetados pelas dívidas no Estado são os bancos e cartões (foto), representando 29,96% das dívidas. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)
Patrocínio no Minas Led
O Secretário Municipal de Obras Públicas, Wellington Fernandes (Mamazão), recebeu o gerente regional da Cemig, Ronaldo, para tratar da mudança da iluminação no município de Patrocínio. Durante o encontro, Ronaldo destacou que a cidade será contemplada pelo Programa Minas Led, que tem o intuito de substituir as lâmpadas a vapor por lâmpadas de led. Ao todo serão instaladas 1.000 lâmpadas pela empresa Vitaliza Energia. A instalação dessas lâmpadas começará de imediato. (Jornal de Patrocínio)
Programa debate adoção
As Varas da Infância e Juventude das Comarcas de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Teófilo Otoni, na região Nordeste de Minas, realizaram, nos dias 4 e 10 de agosto, respectivamente, encontros sobre adoção e entrega voluntária de filhos recém-nascidos. Juízes e especialistas abordaram aspectos jurídicos, psicológicos e sociais do Programa Entrega Legal, implementado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj). (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)
Piscicultores realizam exposição
De olho no crescimento do mercado de pets no Brasil, o município de Vieiras, na Zona da Mata, realiza a partir desta sexta-feira, 18, indo até domingo, 20, 1ª Exposição de Peixes Ornamentais da cidade. O evento vai ocorrer durante a 2ª Expo Agro Cultural, que acontece no Parque de Exposições do município neste final de semana. Durante a mostra de piscicultura, cerca de 10 produtores locais vão apresentar diversas espécies de peixes ornamentais. A região é a maior produtora nacional de peixes ornamentais. (Jornal Além Parahyba – Além Paraíba)
Prefeitura toma posse de áreas
No primeiro semestre, foi determinado pela Justiça Federal, através de uma ação judicial movida pela Procuradoria Geral do Município, órgão jurídico da Prefeitura de Araguari, a reintegração de posse de áreas que fazem fronteira com o aeroporto Santos Dumont e que ultrapassaram seus limites, invadindo o território utilizado para trabalhos aéreos, pousos e decolagens. Segundo o procurador-geral do município, Leonardo Borelli, os invasores ampliaram seus quintais para os fundos do Aeroporto Santos Dumont. (Gazeta do Triângulo – Araguari)
Caeté tem a Farmácia de Minas
Na manhã desta quarta-feira, 16, aconteceu, no prédio da nova Policlínica, a inauguração da sala da Farmácia de Minas – Pitucha Mendes. O local recebeu o nome da vicentina Pitucha, que por mais de 50 anos de sua vida atuou na área da saúde e no cuidado com a terceira idade, à frente do Lar dos Idosos. Participaram da solenidade de inauguração o prefeito Lucas Coelho, acompanhado dos vereadores Diêmerson Porto e Nandinho, o secretário de Saúde Alisson Marques e outros secretários municipais e servidores da saúde, o pároco da Paróquia João Paulo II, Pe. Eduardo, além dos familiares da homenageada. (Jornal Opinião Caeté – Caeté)
Ouro Branco terá novo fórum
O desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Caetano Levi, realizou uma visita à Comarca de Ouro Branco com o objetivo de identificar possíveis áreas para a construção de um novo Fórum na cidade. A visita contou com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário local, em uma iniciativa conjunta que visa aprimorar a infraestrutura judicial. A ação recebe apoio da Gerdau e da prefeitura, demonstrando uma parceria entre setores importantes para a comunidade. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)
Formiga terá 7 produtores em concurso
Sete produtores formiguenses estão se preparando para o concurso internacional de queijos que faz parte da Expô Queijo Brasil, evento que ocorrerá entre os dias 24 e 27 deste mês, em Araxá. A Expô Queijo Brasil 2023 – Araxá International Cheese Awards – tem reconhecimento e participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade internacional, especialistas e imprensa. (O Pergaminho – Formiga)
COLUNA MG – Principais destaques dos jornais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br