“A Poesia das Águas – Retratos Escritos de Poços de Caldas” é indicação de leitura
Poços de Caldas, MG – Para esta semana, a indicação de leitura das Bibliotecas Públicas Municipais é A Poesia das Águas – Retratos Escritos de Poços de Caldas, do escritor, poeta, professor e jornalista Hugo Pontes. Nas palavras do próprio autor, nas Considerações Iniciais, “Este livro tem por objetivo trazer um conjunto de textos, pesquisados, ao mesmo tempo histórico e literário, abordando as informações oficiais acerca da formação da cidade em torno das fontes de águas termais, que inspiraram a busca da cura natural, consideradas as condições limitadas da farmacologia e da medicina no período colonial brasileiro”.
A obra começa com o exame das fontes primárias a exemplo de relatos de viajantes do século XVIII, caçadores, autoridades coloniais como o relato do governador da Capitania de Minas Gerais, Luiz da Cunha Menezes ao ministro português Martinho de Melo e Castro, no qual comunica a existência de um olho de água com o poder de curar, seguindo no caminho para tornar o local um grande balneário. A novidade no trabalho é a inserção de textos literários, que reforça e torna eficaz a narrativa histórica, conforme aponta no prefácio do livro, o Mestre em História e Professor da UNI-BH, Antônio de Paiva Moura.
A obra passa pela “Cronologia das Águas Termais em Poços de Caldas” e segue por capítulos como “Poços de Caldas, uma imagem em construção; “Bases Materiais da Expansão Turística da Cidade”; “A Literatura – uma explicação necessária”, chegando a “Poços de Caldas na Literatura Brasileira: Autores e Textos”.
O autor
Hugo Pontes é natural de Três Corações/MG, onde nasceu a 22 de julho de 1945. Foi criado e iniciou seus primeiros estudos na cidade de Conceição do Rio Verde. Reside em Poços de Caldas há mais de 40 anos. Suas atividades literárias têm início na cidade de Oliveira, junto com o Grupo VIX de poesia de vanguarda. É professor formado em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa e suas Literaturas, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa, de Divinópolis.
Tem especialização em Literatura Brasileira; em História e Memória; em Pedagogia; em Tecnologia da Informação e Turismo. Como professor trabalhou no Instituto Educacional São João da Escócia, E.E. Polivalente, Centro de Estudos Supletivos. Ocupou, em 1997, o cargo de Secretário da Educação e Cultura de Poços de Caldas. Com relação a suas atividades literárias e de pesquisa histórica apresenta em seu currículo uma extensa lista de ações relacionadas com a Poesia, o Poema Visual, a Arte Postal, a pesquisa sobre literatura, folclore, a história de Minas Gerais e de Poços de Caldas.