LITERATURA

Data da Publicação:

02/09/2023

Hugo Pontes
Professor, poeta
e jornalista

Franklin VALVERDE. Entende? 10 crônicas sobre Pelé, Editora Patuá, São Paulo-SP, 2023
Muito já se escreveu sobre Edson Arantes do Nascimento e ainda há muito para ser escrito.
O escritor e professor Franklin Valverde é um dos nomes que coloca a sua criatividade à prova e no livro “Entende? 10 crônicas sobre Pelé” insere o atleta como personagem no contexto da literatura brasileira.
O pouco que conhecemos sobre o atleta foi marcado pelos milhares de jogos e pelos 1.000 e tantos gols que o gênio desenhou com seus pés e inteligência nos campos de futebol pelo Brasil e países por onde andou. Poços de Caldas teve o privilégio de hospedar, em 1958, a Seleção Brasileira que foi campeã do mundo na Suécia. Pelé, ainda menino com seus 16 anos, aqui esteve e percorreu as ruas e os locais onde a seleção treinou como o Country Club e o Estádio Cel. Christiano Osório que era o campo de jogos e treinamento da Associação Atlética Caldense.
Hospedada no Palace Hotel, bem no centro da cidade, os jogadores conviveram por duas semanas com os moradores e autoridades municipais e retribuíram com a famosa Taça Jules Rimet os bons momentos que aqui treinaram e se prepararam para brilhar nos campos da Suécia.
Pelé voltou a Poços de Caldas no ano de 1974 para um jogo entre o time do Santos F.C. 1 x 0 A.A. Caldense. Esse foi o último jogo do Pelé em estádios de Minas Gerais, pois em seguida a isso ele foi contratado pelo Cosmos, dos Estados Unidos, para dar início à introdução do futebol naquele país.
Outrossim falo sobre um personagem importante na vida do Pelé, o seu pai Dondinho, conhecido na época com o “Leônidas Mineiro”. Dondinho – ainda morando em Três Corações – vinha a Poços de Caldas em 1945 para jogar pela Caldense.
Três Corações, Poços de Caldas, Santos fizeram parte da vida e glória de Pelé. Muita poesia, contos, romances e crônicas serão escritas, ao longo dos anos, sobre esse grande nome do esporte nacional: o futebol de todos nós. Entende?
Sim, Franklin Valverde!

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!