regina_2

Projeto de Lei de autoria da vereadora Dra. Regina, Prefeitura cria ação “Adote uma Caneca”

Data da Publicação:

02/09/2023

Poços de Caldas, MG – É de autoria da vereadora Dra. Regina Cioffi (Progressistas), a lei sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) que busca estabelecer limites e redução gradativa para o uso de copos e recipientes descartáveis produzidos a partir de derivados de petróleo.
A Lei 9.625 abrange tanto o Poder Executivo quanto o Poder Legislativo da Administração Pública Municipal e pretende a promoção de práticas mais responsáveis e conscientes em relação ao consumo de plásticos de uso único, visando beneficiar tanto a saúde da população quanto o meio ambiente.

IMPORTÂNCIA
Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1500 toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).
“Esses copos são produzidos a partir de poliestireno, componente derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima”, diz a parlamentar. “Produtos fabricados a partir desse material não são biodegradáveis, ou seja, não são decompostos pelos microrganismos presentes na natureza, o que faz com que o seu tempo no meio ambiente seja muito longo”, comenta.

APROVAÇÃO
Com a lei sancionada, a Administração Pública Municipal deverá, no âmbito dos Poderes Executivo e Legislativo, reduzir gradativamente e estabelecer limites ao uso e de aquisição de copos e recipientes descartáveis.
Além disso, os Poderes Municipais, Executivo e Legislativo, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, deverão realizar campanhas para que cada servidor use e leve sua própria caneca ou copo durável, visando reduzir a quantidade do material plástico descartável consumido, bem como informarão as taxas de diminuição de utilização de copos ou recipientes descartáveis.

PERCENTUAIS
De acordo com a nova lei, os percentuais anuais para a redução, contados a partir do ano
seguinte ao da publicação são de 25% (vinte e cinco por cento) no primeiro ano, 50% (cinquenta por cento) no segundo ano, 75% (setenta e cinco por cento) no terceiro ano e 100%(cem por cento) no quarto ano em diante.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!