Projeto DeterminAção: a alegria e o bem-estar através das aulas de dança
Poços de Caldas, MG – Ao som de baladas contagiantes dos mais variados ritmos, um grupo de mulheres do bairro Monte Verde, em Poços de Caldas, demonstra muita alegria e gingado nas aulas ministradas pela professora Agostinha Ângela da Silva, carinhosamente conhecida como Ângela. Ela é a mente por trás do projeto “DeterminAção”, que tem transformado vidas por meio da Zumba.
Ângela, que trabalha como professora de Zumba desde 2012, trouxe sua paixão pela dança para Poços de Caldas há sete anos. Perguntada sobre a importância de seu trabalho, ela explica: “A Zumba vai além do fortalecimento físico, coordenação motora e flexibilidade. Ela também auxilia no equilíbrio psicológico, aliviando o estresse e até mesmo ajudando na superação da depressão. Nas aulas, promovemos a socialização, que é fundamental. Aqui, as pessoas trocam experiências e percebem que seus problemas não são tão insuperáveis como parecem. Na Zumba, esquecemos nossos problemas e vivemos uma vida mais agradável e gostosa.”
Ângela enfatiza a importância da autoestima: “Autoestima é tudo. Você precisa se amar e saber que é importante. Quando você se valoriza, tudo se torna mais fácil, inclusive as aulas de Zumba.”
As aulas do projeto DeterminAção não se limitam apenas ao bairro Monte Verde. Ângela explica: “Trabalho com a Lei do Incentivo, patrocinada pela Secretaria de Esporte Municipal, e nossa empresa patrocinadora, Auto Ominubus Floramar, que nos apoia. Além do Monte Verde, tenho aulas no bairro Jardim São Paulo, toda terça e quinta, das 8h às 10h, e na Fonte do Monjolim, na Praça Tiradentes, toda quarta e sexta, também das 8h às 10h. É gratuito, qualquer pessoa pode participar, independentemente da idade. Desde que possa se movimentar, você pode fazer Zumba. Venha se juntar a nós!”
Uma das alunas do projeto, Joice de Lima Gonçalves, compartilha seus benefícios: “O Projeto Zumba é incrível, eleva nossa autoestima e melhora nosso corpo. A dança tem esse poder de transformação, e podemos perceber isso pelas aulas. Temos uma variedade de ritmos, muita animação e fazemos amizades. Não consigo mais ficar sem isso na minha vida.”