Agricultores familiares de Poços de Caldas fazem curso de agroindústria
Poços de Caldas, MG – Aconteceu nos dias 5 e 6 de setembro um curso em agroindústria voltado a agricultores familiares, ministrado pela Emater-MG, com participação da Incubadora Social e da Vigilância Sanitária de Poços de Caldas.
O curso foi realizado no auditório da Secretaria de Promoção Social. Um dos focos foi a introdução e a promoção de boas práticas de fabricação, elemento fundamental para garantir a qualidade e a segurança dos produtos agroindustriais. Além disso, os agricultores familiares puderam aprender sobre as melhores práticas de rotulagem, aspecto crucial para atrair os consumidores e cumprir as regulamentações.
Outro ponto relevante foi a exploração dos mercados institucionais. Os agricultores familiares tiveram a oportunidade de entender como podem acessar e atender às demandas de compradores institucionais, como escolas, hospitais e outros órgãos públicos.
Além disso, os participantes tiveram a chance de aprender sobre o levantamento e diagnóstico da atividade rural agroindustrial, conhecimento é fundamental para entender o cenário atual e identificar oportunidades de melhoria em suas operações.
O coordenador de fomento agropecuário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Cláudio Torres, destacou o objetivo principal desse curso. “Fomentamos a agregação de valor à produção rural e estimular a profissionalização do setor, em especial para os agricultores familiares inseridos nas vendas institucionais.”
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, essas capacitações em agroindústria representa uma valiosa oportunidade para os agricultores familiares aprimorarem suas habilidades e conhecimentos, contribuindo para o crescimento e prosperidade desta importante parte da comunidade agrícola local. “Fortalecemos ainda mais o setor agroindustrial e beneficiando tanto os agricultores familiares quanto os consumidores que desfrutam dos produtos de qualidade resultantes desse trabalho.”