Mais de 150 trabalhos técnicos em saneamento serão apresentados durante Congresso da Assemae
Um dos momentos mais importantes do 51º Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, realizado em Poços de Caldas, será a XXVI Exposição de Experiências Municipais em Saneamento. Na ocasião, serão apresentados 155 trabalhos técnicos desenvolvidos por profissionais de todo o Brasil e também do exterior.
Para esta edição do Congresso, foram selecionadas experiências do Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo. A maioria são experiências oriundas do estado de São Paulo (49), seguidos do Rio Grande do Sul (45) e Minas Gerais (36). O município de Poços de Caldas, local sede do evento, exibirá 20 trabalhos desenvolvidos por especialistas. Além desses estados brasileiros, também será apresentada uma experiência de Portugal.
As experiências são de autoria de diversos atores da cadeia do saneamento, entre técnicos, pesquisadores, gestores públicos, estudantes, ambientalistas, secretários municipais, e outros. “Essa variedade de profissionais e de assuntos torna ainda mais interessante esse momento de exposição de conhecimentos”, destaca Francisco Lopes, secretário-executivo da Assemae.
Além de proporcionar o acesso a estudos atualizados sobre temas de interesse da área, estas apresentações também incentivam a prática de novos processos e tecnologias para a melhor gestão dos serviços públicos de saneamento básico.
Premiação
Visando valorizar os esforços envolvidos na produção desses trabalhos, a Assemae premiará o melhor trabalho na categoria Serviço de Saneamento, com cobertura de todos os custos de participação do primeiro autor do trabalho no próximo Congresso Nacional de Saneamento da Associação.
As apresentações das experiências estão distribuídas ao longo da programação.