Prefeitura de Poços de Caldas emite alerta para chuvas intensas
Poços de Caldas, MG – A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Defesa Civil, está emitindo um importante alerta à população devido às chuvas intensas previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O aviso, divulgado nesta quinta-feira (14), alerta para a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 quilômetros por hora.
De acordo com o comunicado, existe um baixo risco de ocorrência de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em decorrência das chuvas intensas.
A Defesa Civil também emitiu recomendações preventivas para orientar os cidadãos a lidar com as condições climáticas adversas durante o período de chuvas. Algumas das principais recomendações incluem:
Evitar trafegar em áreas de inundação ou ruas sujeitas a alagamentos.
Em caso de ser surpreendido por uma inundação dentro do veículo, abrir os vidros, subir no teto pela janela, pedir socorro e, se possível, ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193).
Colocar móveis e estoques em locais altos se você mora ou trabalha em áreas sujeitas a inundação.
Não utilizar alimentos e água que tenham sido afetados pela inundação ou alagamento.
Manter equipamentos elétricos longe da água e não tocá-los ou utilizá-los se estiverem molhados ou em locais inundados.
Evitar se abrigar ou estacionar o carro sob árvores, pois há risco de queda.
Jamais se aproximar de cabos elétricos rompidos.
Colocar objetos em lugares seguros para evitar que caiam devido a ventos fortes.
Observar o surgimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas ou minas d’água e, caso identifique esses problemas, entrar em contato imediatamente com a Defesa Civil pelo número 193 ou 199.
Dirigir com segurança na chuva, verificando os limpadores de para-brisas, faróis, lanternas, luzes de freio e pneus. Evitar frear bruscamente e dar “golpes na direção” para reduzir o risco de aquaplanagem. Manter uma distância segura entre veículos.
Durante tempestades com raios, retirar aparelhos elétricos das tomadas e evitar exposição a superfícies condutoras. Não se abrigar sob árvores isoladas e evitar topos de morros e prédios se estiver na rua.
A Defesa Civil permanece à disposição para atender às necessidades da comunidade durante este período. Os números para acionar a Defesa Civil são: 193, 199, 153 ou 3697-2266.
A Prefeitura pede que os cidadãos estejam atentos às condições climáticas e sigam as recomendações para garantir a segurança de todos durante as chuvas intensas previstas.