Destaque
Nos últimos 12 meses, Minas Gerais vem surpreendendo o país ao registrar um crescimento turístico que supera em 103% a média nacional. Dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) revelam que, em julho, o estado alcançou o 1º lugar na variação acumulada nesse período, marcando um impressionante aumento de 23,9%, enquanto a variação brasileira se manteve em 11,8%.
A expansão turística de Minas Gerais não se restringe a uma tendência anual, pois em julho, o estado superou em 106,4% o crescimento nacional, que ficou em 7,8%. Este aumento notável de 16,1% no volume das atividades também destaca a liderança de Minas em comparação a outras regiões, como São Paulo, que no ano anterior foi o estado mais procurado por turistas, mas agora registra um crescimento 71% menor.
A ascensão do turismo em solo mineiro tem repercussões significativas no mercado de trabalho, contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda. Atualmente, o segmento emprega formalmente 387.320 pessoas. Um dos aspectos mais notáveis é o setor de entretenimento, que apresentou um impressionante aumento de 489% na criação de postos de trabalho em relação ao mesmo período do ano passado.
Com a superação dos desafios impostos pela pandemia, o setor turístico em Minas Gerais aguarda com otimismo uma retomada ainda mais consistente do fluxo de turistas em seu território. A tendência de crescimento exponencial observada nos últimos 12 meses promete continuar a impulsionar a economia e a oferta de empregos na região.