Fazer manual – arte, empreendedorismo social e bem-estar
Poços de Caldas, MG – A arte pode ser entendida como uma atividade de múltiplas faces, indo além da expressão criativa. Ela tem desempenhado um papel fundamental na sociedade ao longo dos séculos, no que diz respeito ao enriquecimento sociocultural, a partir da expressão de ideias e emoções, por meios lúdicos e sutis, e resultam em ações pessoais e coletivas transformadoras. Por isso, acredito que seu impacto vai além do aspecto estético e emocional, estendendo-se ao domínio do empreendedorismo social, do autoconhecimento e ao bem-estar individual.
O empreendedorismo social refere-se a empreender com o objetivo de resolver problemas sociais, ambientais ou culturais enquanto busca a sustentabilidade financeira e a arte se mostra como uma ferramenta crucial nesse contexto, uma vez que é uma forma poderosa de reinserção no mercado, haja vista que todos (sem exceção) podem aprender e evoluir no processo artístico.
A relação entre arte e bem-estar tem sido estudada extensivamente, e a evidência é clara: envolver-se com a arte pode melhorar significativamente a saúde mental e emocional das pessoas. A criação artística, seja através da pintura, crochê ou qualquer outra atividade que envolva o fazer manual, oferece uma saída criativa para expressar emoções e aliviar o estresse.
Por fim, vale ressaltar que o ato de criar arte oferece uma maneira não verbal de processar emoções profundas e isso contribui para promoção da auto percepção, assim como para a compreensão de pensamentos e sentimentos que nos permeiam e fazem de nós quem somos.
Acreditando nos benefícios acima citados e através da Lei de Incentivo à cultura nº 9.037, com o Apoio Institucional da Prefeitura Municipal de Poços, Secretaria de Cultura e Unimed Poços, como Incentivador Cultural, o Ateliê Amor de Arte Deise Carrijo, pelo terceiro ano consecutivo, realiza mensalmente, oficinas de arte totalmente gratuitas, com duração de 4 horas, com técnicas diversas de artesanato (fazer manual) e sua comercialização. Contando com as três edições do projeto, já foram ofertados mais de 26 cursos gratuitos.
Em seu terceiro ano, o Projeto Fazer Manual vem possibilitando à população o encontro com artistas convidados, que através de seus conhecimentos e habilidades pessoais, enriquecem as técnicas e agregam valor aquilo que pode ser transformado em uma atividade econômica.
Entres os convidados que já contribuíram com o projeto estão: Adriana Bomtempi (Filtro dos Sonhos), Adriana Rabelo (Porcelana Fria – Biscuit), Alessandra Ribeiro (EmpreenderSer) e Gilson de Morais (Mandala com Pontilhismo), Fabiana Vilhena (crochê) e ainda passarão: Thaty Naila (Fotografia), Thaís Ranauro (Feltro) e Silvana Cabral (Vasos de cimento e pintura).
As oficinas são sempre divulgadas com antecedência por meio das redes sociais do Ateliê Amor de Arte Deise Carrijo (Facebook/Instagram), sendo disponibilizado formulário de inscrição para os interessados no dia e horário divulgado. Em todos os encontros são oferecidas 10 vagas e os critérios de seleção são: (a) a ordem de preenchimento dos formulários e (b) a preferência é para quem nunca tenha participado anteriormente.
Se permita, se inscreva e participe e junte-se a essa comunidade de pessoas que acreditam que a arte está sendo usada de maneira inovadora para criar um mundo mais inclusivo, saudável, consciente e feliz. À medida que continuamos a explorar e apreciar a interseção entre a arte, o empreendedorismo social, o autodesenvolvimento e o bem-estar, é evidente que essa conexão continuará a desempenhar um papel vital na formação do nosso futuro.