paulo_30

Paulo Danilo Vieira destaca a importância do Dia Mundial da Pessoa Idosa

Data da Publicação:

30/09/2023

Poços de Caldas, MG – Paulo Danilo Vieira, com setenta e dois anos de idade e uma destacada trajetória como líder do Conselho Municipal do Idoso de Poços de Caldas em três mandatos consecutivos, é um fervoroso ativista em prol dos direitos das pessoas idosas. Nesta reportagem ele conversa com o jornal Mantiqueira para compartilhar sua mensagem sobre a importância do Dia Mundial da Pessoa Idosa, celebrado em primeiro de outubro.
Neste dia, o mundo volta sua atenção para a significativa população de idosos, e Paulo Danilo destaca que o Brasil se encontra em uma posição de destaque nesse cenário. Com dados atualizados pelo Dieese, o país agora abriga impressionantes trinta e oito milhões de brasileiros com mais de sessenta anos, colocando-o em quinto lugar no ranking mundial em termos de população idosa. Essa ascensão na classificação se deu à frente da Rússia, tornando o Brasil um exemplo em crescimento vertiginoso na população idosa.
No entanto, com esse crescimento surge a necessidade premente de proteger os idosos de diversas formas de violência e negligência. Paulo Danilo ressalta que, infelizmente, muitas vezes esses abusos ocorrem dentro das próprias famílias, e é fundamental criar políticas públicas que ofereçam proteção eficaz aos idosos. O ativista enfatiza a necessidade de leis mais rigorosas para punir crimes cometidos contra idosos e solicita o apoio dos eleitores para pressionar por medidas que garantam a segurança e o bem-estar dos idosos.
No seu depoimento, Paulo Danilo destaca a triste realidade das várias formas de violência que os idosos enfrentam, incluindo a negligência, o abandono, a violência financeira, a violência patrimonial e a violência psicológica. “Esses tipos de abuso ocorrem com frequência no cotidiano dos idosos, muitas vezes dentro de suas próprias casas, um cenário alarmante que pede uma resposta urgente”, disse o ativista.
Paulo Danilo compara a falta de leis rigorosas para proteger os idosos no Brasil com o sucesso da Lei Maria da Penha e as leis rígidas contra o infanticídio. Para os idosos não existem leis parecidas e de sucesso como estas. Ele ressalta a necessidade de políticas públicas mais robustas para proteger essa parcela vulnerável da população. “É imperativo que a sociedade e os legisladores reconheçam a fragilidade dos idosos, especialmente aqueles com oitenta, oitenta e cinco ou noventa anos, e tomem medidas concretas para sua proteção”, destacou.
O ativista enfatiza a importância da conscientização, pedindo que as famílias reconheçam o momento crucial de garantir a segurança e o bem-estar dos idosos. Ele lembra que crimes contra idosos, incluindo abandono, negligência, violência financeira, patrimonial e psicológica, muitas vezes ocorrem no seio da própria família.
Paulo Danilo também chama a atenção para o rápido envelhecimento da população brasileira, com mais idosos do que crianças em algumas cidades. Esse fenômeno requer políticas públicas que se adaptem a essa nova realidade demográfica.
Em suas palavras finais, Paulo Danilo deixa duas mensagens para reflexão: “Quem cuidou precisa ser cuidado” e “Envelhecer é um privilégio para poucos.” Ele agradece a Paulo Vitor pela oportunidade de compartilhar sua mensagem e espera que esta contribua para aumentar a conscientização sobre a importância de proteger e valorizar nossos idosos em nossa sociedade.

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com

Leia Também

foto-maio-roxo-saude-alerta-para-doencas-inflamatorias-intestinais-07-05-25

Maio Roxo: Saúde alerta para Doenças Inflamatórias Intestinais

Poços de Caldas, MG - A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas alerta a população sobre a campanha Maio Roxo, dedicada à conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (DII). Essas condições crônicas afetam o trato gastrointestinal, provocando inflamações…
foto-pacientes-com-fibromialgia-terao-manha-especial-com-atividades-educativas-e-terapeuticas-em-pocos-07-05-25

Pacientes com fibromialgia terão manhã especial com atividades educativas e terapêuticas em Poços

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira (9), pacientes do SUS diagnosticados com fibromialgia participarão de uma manhã especial com palestras, rodas de conversa, massagens e café comunitário. O evento será realizado das 8h às 10h no Hospital Gilberto…
foto-pocos-lanca-campanha-maio-laranja-todos-contra-o-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes-07-05-25

Poços lança Campanha Maio Laranja: todos contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Poços de Caldas, MG - A cidade de Poços de Caldas já está mobilizada na campanha “Maio Laranja”, iniciativa de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é atuar na conscientização, orientação, prevenção e combate…
golpe_18

Sindserv emite alerta sobre golpes via whatsapp usando falsa identidade de advogado do jurídico

Poços de Caldas, MG - O SINDSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais) alerta todos os servidores sobre uma tentativa de golpe que está sendo aplicada por criminosos por meio do WhatsApp. Os golpistas estão se passando pelo advogado do setor…
foto-igualdade-racial-06-05-25

Rede da Igualdade Racial realiza primeira reunião

Poços de Caldas, MG - A Rede da Igualdade Racial de Poços de Caldas realizou sua primeira reunião, no último dia 28 de abril. O primeiro encontro aconteceu de forma remota para facilitar a participação dos integrantes. Lançada oficialmente no…
foto-gestores-educa-06-05-25

Gestores e supervisores escolares participam de evento sobre o Maio Laranja

Na última segunda-feira (5), no auditório do Centro Administrativo, coordenadores, gestores e supervisores escolares participaram de um importante evento em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reforçando o…