edi_6_10

Pequenos

Data da Publicação:

06/10/2023

De acordo com levantamento realizado com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), as micro e pequenas empresas (MPE) do estado de Minas Gerais foram as grandes protagonistas na geração de empregos no mês de agosto. Elas contribuíram com um expressivo saldo de 11.996 novas vagas, o que representa uma impressionante parcela de 79% do total de postos de trabalho criados nesse período.
Os setores que se destacaram como os principais impulsionadores desses números foram os Serviços, que registraram um saldo positivo de 8.728 vagas, seguido do Comércio, com 3.877 novos postos de trabalho, e a Indústria da Transformação, com um respeitável saldo de 2.849 vagas criadas.
Dentre as atividades que mais se destacaram nas contratações realizadas pelas MPE mineiras em agosto, podemos citar as relacionadas ao apoio à gestão de saúde, com um impressionante total de 816 vagas geradas. Em segundo lugar, destacam-se as atividades ligadas à construção de rodovias e ferrovias, com a abertura de 599 novas vagas. Por fim, o setor de restaurantes e similares não ficou para trás, contribuindo com 572 novos empregos.
Esse cenário reforça a importância vital das micro e pequenas empresas na economia de Minas Gerais, não só como geradoras de empregos, mas também como impulsionadoras do desenvolvimento econômico regional. O esforço e a resiliência desses empreendedores têm se mostrado fundamentais, especialmente em momentos desafiadores como os que vivemos atualmente.
A capacidade das MPE em se adaptar às adversidades e continuar contribuindo de maneira significativa para o mercado de trabalho é um verdadeiro exemplo de como o empreendedorismo local pode ser um motor de crescimento sustentável.

Leia Também

foto-editorial-agro-18-04-25

Agro mineiro

Minas Gerais vive um momento emblemático no setor externo. As exportações do agronegócio mineiro acabam de alcançar o melhor trimestre de toda a série histórica iniciada em 1997, consolidando-se como a principal força da balança comercial do estado. Com uma…
foto-turismo-editorial-16-04-2025

Turismo mineiro

O volume de atividade turística em Minas Gerais cresceu 1,7% em fevereiro de 2025 na comparação com janeiro, conforme levantamento do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados do IBGE. A alta representa uma retomada do…
foto-stf-editorial-15-04-2025

STF em xeque

Recente pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião revela um dado preocupante para a democracia brasileira: quase 50% dos brasileiros afirmam não confiar no Supremo Tribunal Federal (STF). O levantamento, realizado com 2 mil pessoas em todas as regiões do país, e…
foto-editorial-estagnacao-14-04-2025

Estagnação

A economia brasileira iniciou o ano de 2025 com sinais de cansaço. Segundo o Monitor do PIB, estudo mensal elaborado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou estagnado (0%)…
foto-fuga-capitais-12-04-2025

Fuga de capitais

O descontrole fiscal e a insegurança jurídica que marcam o cenário brasileiro têm produzido efeitos cada vez mais nocivos à economia. Uma das consequências mais alarmantes é a evasão de divisas do país, fenômeno que, no primeiro trimestre de 2025,…
Foto: Agência Minas/Divulgação

Mercado de trabalho

O mês de fevereiro trouxe boas notícias para o mercado de trabalho em Minas Gerais. Com saldo positivo de 52.603 novos postos formais, o estado se destacou nacionalmente, registrando o segundo maior número de vagas criadas no país, o equivalente…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!