Poços de Caldas já tem seu “Bosque do Amanhã”
Poços de Caldas, MG – Estudantes dos 5º anos das Escolas Municipais Pedro Afonso Junqueira, do Jardim Kennedy, e Dr. Haroldo Affonso Junqueira, do Santa Rosália, participaram da ação “Bosque do Amanhã”, do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Além das atividades de educação ambiental, os alunos colocaram a mão na massa – ou melhor, na terra – e plantaram mudas de árvores em uma área no Jardim Aeroporto, na zona sul da cidade.
O “Bosque do Amanhã” de Poços de Caldas fica em uma área entre as ruas Hortência Siqueira Vilas Boas e Rua Semenselino Cherbele. Foram plantadas 170 mudas de árvores, algumas frutíferas como ameixa, pitanga, amora, abacate, manga e uvaia, além das espécies quaresmeira e araçá, entre outras.
A iniciativa é um projeto da Secretaria do Estado de Meio Ambiente (Semad), que conta com a parceria das secretarias municipais de Educação, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Comunicação Social, além da CBA, Horto Municipal, Jardim Botânico e Polícia Militar do Meio Ambiente.
Desenvolvido pela Semad, o Programa Jovens Mineiros Sustentáveis reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária voltadas para a conscientização ambiental de estudantes de escolas municipais do Ensino Fundamental.
Cerca de 6600 alunos em todo o estado já foram beneficiados pela iniciativa desde seu lançamento, em março de 2022. Neste ano, o programa está em 105 cidades mineiras. O programa tem como estratégia capacitar educadores, por meio da disponibilização de curso de educação à distância de Educação Ambiental, além de formar alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental nas temáticas que contribuem para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas ONU: ODS 4 (Educação de qualidade); ODS 6 (Água potável e saneamento); ODS 7 (Energia limpa e acessível); ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis).
O programa prepara jovens cidadãos para se tornarem adultos mais conscientes e capazes de agirem de forma ambientalmente sustentável. Também tem uma metodologia de acompanhamento, buscando aproximação e fortalecendo uma rede de parceiros.
A atividade “Bosque do Amanhã” foi proposta pela Semad em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. Os alunos participantes de todo o estado saem das salas de aula e vão a campo. Contam com o apoio das prefeituras, das famílias, dos vizinhos e de vários parceiros.
Em poucos dias, os alunos do programa Jovens Mineiros Sustentáveis, abraçaram o desafio do projeto e estão plantando mudas por suas cidades. Diversos bosques comunitários começaram a ser criados por crianças em Minas Gerais e a meta é alcançar 6 mil plantios em todo o estado, o que corresponde a uma árvore por aluno participante do projeto. O objetivo é promover a consciência e a educação ambiental para as crianças e população local.