paulista)6

Projeto de Lei dos vereadores Regina e Paulista adota o uso do Cordão de Girassol

Data da Publicação:

06/10/2023

Poços de Caldas, MG – Sinalizar a preferência de atendimento e suporte diferenciado para as pessoas que possuem uma deficiência não visível ou uma doença rara. Esse é o objetivo principal do Cordão de Girassol, instrumento auxiliar de orientação e identificação de pessoas com deficiência oculta. Nesta semana, a Câmara de Poços aprovou um Projeto de Lei que prevê a adoção desta medida no município. A proposição é de autoria dos vereadores Regina Cioffi (PP) e Wellington Paulista (União).
O cordão foi criado em Londres e consiste em uma faixa estreita de tecido verde com desenhos de girassóis, com crachá, para ser utilizado por pessoas com deficiências ocultas que necessitam de ajuda ou tempo maior ou menor para desempenhar suas tarefas. A proposta apresentada na Câmara de Poços estabelece que o uso do cordão não constitui fator condicionante para o gozo dos direitos assegurados à pessoa com deficiência e que os estabelecimentos públicos devem orientar funcionários e colaboradores quanto à identificação deste público, a partir do uso do cordão de girassol, bem como aos procedimentos que possam ser adotados para atenuar as dificuldades enfrentadas.
Os autores ressaltam que o Cordão de Girassol vem ser tornando uma ação efetiva em vários países e cidades brasileiras, chamando a atenção para a conscientização e a inclusão. “Esse projeto foi aprovado por unanimidade e, com certeza, será sancionado, o que fará uma diferença muito grande na qualidade de vida daqueles que apresentam as doenças ocultas ou sequelas de algumas doenças. Como, por exemplo a colostomia, que não deixa de ser, quando permanente, uma sequela de uma cirurgia de intestino. Também o autismo, uma patologia oculta. Então, o uso do cordão faz com que o atendimento tenha um diferencial, muitas vezes tira essas pessoas do constrangimento. Fico muito feliz de, juntamente com o vereador Paulista, dar essa contribuição para o município”, diz Regina Cioffi.
Para o vereador Paulista, esse é um momento especial, de valorização e reconhecimento das pessoas que possuem uma deficiência oculta. “Através da Lei, o poder público terá oportunidade de ser envolver e dar publicidade à pauta. Muitas pessoas possuem deficiência oculta, ou seja, não apresentam sinais físicos evidentes, mas possuem dificuldades, como por exemplo de aprendizagem, mobilidade, fala, entre outras. Com essa lei, queremos que providências simples possam ser tomadas para que tal público tenha qualidade de vida e, principalmente, possa fazer suas tarefas cotidianas sem sofrimento”, declara.
Com a aprovação, o Projeto de Lei segue para sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial do Município.

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!