manifesta_17

Coletivo Educação promove ato pela segurança e paz nas escolas

Data da Publicação:

17/10/2023

Poços de Caldas, MG – O coletivo Educação realizou um ato nesta terça-feira (17) em frente a Câmara Municipal exigindo mais segurança nas escolas. Entre os membros do coletivo, Cleyton, Donizete Correa, professor, destacou a urgência de medidas efetivas para garantir a segurança dos alunos e educadores nas instituições de ensino.
O ato foi motivado por uma tragédia recente na Escola Dom Bosco e outros casos alarmantes que têm abalado a sociedade. Os participantes expressaram seu descontentamento em ter que recorrer a manifestações desse tipo para chamar a atenção das autoridades. Contudo, diante da crescente violência nas escolas, o coletivo se viu obrigado a agir.
O professor Cleyton falou sobre o propósito do ato, destacando que a sociedade enfrenta um aumento da violência nas escolas, inclusive com casos de ameaças, como ocorreu em Poços de Caldas no mês de abril deste ano. Ele ressaltou que a situação exige medidas mais rigorosas por parte do poder público.
Ele destacou que no mês de abril, o Conselho Municipal de Educação apresentou propostas que poderiam combater a violência nas escolas e proteger as instituições de ensino, mas essas propostas, de acordo com os membros do coletivo, parecem ter sido negligenciadas. Donizete Correa destacou a importância de o poder público entender a gravidade do problema e a complexidade da situação. Ele enfatizou a necessidade de promover uma educação efetiva para a paz, abordando diversos fatores, mas sendo encarada como uma prioridade inadiável.
Ele acrescentou que a educação para a paz deve ser tratada de maneira integral, com foco na prevenção e na promoção de um ambiente seguro e saudável para os estudantes e educadores. Ela sublinhou que é fundamental que o poder público atue de forma pró-ativa nesse sentido.
O ato, que reuniu membros da comunidade educacional e outros cidadãos preocupados, buscou sensibilizar as autoridades locais sobre a necessidade de medidas concretas para garantir a segurança e a paz nas escolas, além de reforçar o compromisso do coletivo Educação com a causa da educação livre de violência.

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!