Diretoria da Caldense enaltece ascensão dos esportes especializados no clube
Poços de Caldas, MG – O esporte especializado da Caldense vive um momento de ascensão. A cada ano as equipes alviverdes das mais diversas modalidades estão disputando um número maior de competições e obtendo resultados cada vez melhores. Somente em 2023, foram alcançados onze títulos em esportes coletivos até o momento, além de conquistas individuais e da realização e participação em uma série de atividades esportivas.
“O nosso clube evoluiu muito nos esportes especializados. Isso se deve à dedicação dos nossos professores, da coordenação e também ao trabalho de divulgação feito pelo departamento de marketing. Tudo isso é muito importante para estimular os esportes. A gente fica muito feliz com o desempenho que os nossos atletas vem tendo em cada modalidade. E estamos sempre implantando novidades. Na nossa gestão reativamos o handball, que estava parado há muito tempo, implantamos o beach tennis. Todos os esportes estão sendo muito bem trabalhados. Evidentemente tem muita coisa para melhorar e a ideia da administração é sempre proporcionar melhores condições, para que os esportes sejam realizados cada vez mais com mais com qualidade e favorecer os nossos associados. A gente fica muito feliz com os resultados esportivos de destaque em cada modalidade e parabenizamos a todos os envolvidos”, disse o presidente da Caldense, Rovilson Ribeiro.
A Caldense tem se mobilizado para proporcionar o maior número de competições possível para cada modalidade do especializado. A intenção é fazer com que os alunos tenham um calendário recheado de disputas, para não ficarem somente seguindo uma rotina de treinos. Cada departamento realiza diversos eventos e entra em inúmeros torneios e campeonatos, municipais e regionais. Assim, os associados têm a oportunidade de se manter sempre em atividade.
Lista de competições e eventos que cada modalidade participou até aqui em 2023:
Futsal: Disputou jogos amistosos em diversas categorias, realizou o Encontro de Veteranos, a Copa Master Nelson Feijão 50+ e disputou competições como Copa de Futsal Regional de Poços de Caldas, Copa Energizando a Garotada, Copa Futsal Master, Lidarp e Copa de Futsal Mirim da Zona Sul.
Futebol Master: Fez diversos amistosos em Poços e em cidades da região, partidas beneficentes e jogos festivos em comemoração ao aniversário de cidades, além de um jogo internacional nos EUA.
Futebol Society: Campeonatos internos para diferentes faixas etárias, do adulto ao master, além da disputa Copa Loló e Lidarp, para crianças e adolescentes.
Vôlei: Competições do masculino e feminino em diversas categorias, como Torneio Início em Valinhos, Torneio Mulheres em Ação, Liga Vinhedo, Liga de Campinas, Lidarp e Conexão Caldense Vôlei Master.
Basquete: Entrou na disputa de várias competições em diferentes categorias, como Liga Metropolitana, Lidarp, NBA Basketball School Games SP e Copa Orange.
Tênis: Teve atletas no pódio em diversas etapas da Liga Unitênis no interior paulista, tanto individual, quanto duplas; Disputa do Torneio Interclubes em São Gonçalo.
Tênis de Mesa: Realização de Festival de Tênis de Mesa, participação no Campeonato da Powerpong em Campinas e na Liga Paulista.
Judô: Judocas representaram a Veterana em competições como a Etapa Regional do Campeonato Paulista, Campeonato Paulista Master e Torneio Takeshi Uemura, além da realização do Festival Baby de Judô e do Festival de Judô.
Jiu-jitsu: Representantes da Veterana estiveram no Campeonato Sudeste Brasileiro.
Squash: Clube proporcionou treinamentos de elite com o coach Renato Gallego e atletas disputaram uma Etapa do Campeonato Brasileiro Juvenil.
Peteca: Foram realizados tradicionais eventos como o Choppeteca e o Open Caldense de Peteca, além de jogadores que atuaram no Campeonato Paulista da modalidade.
Beach Tennis: Realizado o 1º Torneio Gorillaz de Beach Tennis, bem como a participação de representantes alviverdes no Circuito Brasileiro Juvenil.
Handball: Disputa de amistosos, inclusive uma partida internacional contra a República Dominicana, além da Lidarp e Liga de Handball do Estado de São Paulo.
Cricket: Atletas disputaram as qualificatórias em Los Angeles para a Copa do Mundo.
Olimtra: Os colaboradores do clube foram vice-campeões do Grupo A da Olimtra (Veterana foi campeã nas disputas dos seguintes esportes: vôlei, tênis, handball, vôlei de areia, basquete, tênis de mesa, peteca e squash).
Atletismo: Com a filiação da Caldense à Federação Mineira de Atletismo, os atletas do clube têm se destacado em inúmeras provas. Tatiele Carvalho, por exemplo, foi campeã da Volta ao Cristo, Caldense Running e Corrida dos Bombeiros; Robson Alvarenga venceu o Circuito SESC e os 5 km da Caldense Running; Luiz Felipe foi campeão do XTerra e do Campeonato Brasília Duatlhon; Giovanna Vitti levou duas medalhas de ouro no Meeting de Atletismo em BH e nas Paralimpíadas Escolares. Além da realização da própria Caldense Running com centenas de inscritos.
“Treinar é importante, mas a competição traz aos atletas dos diversos esportes uma motivação maior. As pessoas querem jogar competindo. As vitórias trazem um aumento da autoestima e as derrotas, o aprendizado. O primeiro objetivo do clube no especializado é a recreação e o estímulo à prática esportiva, mas como consequência, ao disputar campeonatos, competições, esse trabalho pode revelar atletas que podem atingir um nível mais alto e chegar ao profissionalismo em determinada área do segmento esportivo”, comentou o presidente Rovilson Ribeiro.
Como exemplo de alguns atletas do especializado que se destacaram na Caldense em 2023 e foram para outros clubes, a jogadora de vôlei Yasmin Ramos foi aprovada para jogar no Mackenzie em BH e Felipe Ribas Machado convidado para jogar basquete no Clube Ginástico de BH.
A Caldense incluiu, nos últimos anos, no calendário de cada esporte especializado, novas competições regionais e municipais. Além disso, o clube tem realizado e sediado, cada vez mais, eventos de maiores proporções, que oferecem uma maior visibilidade para a instituição e motivação para todos os atletas.
“Os grandes eventos trazem equipes de outras cidades e de outros locais da Poços. Isso eleva o nível competitivo de todos os envolvidos. Os eventos atraem os nossos associados. E tudo isso somado tem como resultado um fluxo de pessoas frequente no nosso clube. A gente fica muito feliz por isso. Temos que estar cada dia aumentando a qualidade para receber as competições, oferecer aos nossos atletas as condições ideais e oferecer aos professores melhores condições para que eles desenvolvam seus trabalhos”, completou Rovilson.
Tudo isso faz com que os associados e as famílias estejam cada vez mais envolvidas com as cores da Veterana. “Um clube como a Caldense, que tem uma gama diversa de esportes, um dos objetivos é a socialização. Então ao inserir as crianças em competições, automaticamente as famílias virão prestigiar. Isso é muito gratificante, você vê o clube cheio, com famílias, com crianças e com os adultos que participam também das modalidades. Isso é muito bom. Cumpre nossa missão enquanto clube social, que é estimular as práticas esportivas das mais diversas áreas, a socialização, proporcionando momentos de lazer, alegria e felicidade”, finalizou Rovilson.
Renan Muniz – A.A.CALDENSE