Equipe de ciclistas italianos encerra jornada no Brasil em homenagem à imigração italiana
Poços de Caldas, MG – Na última quinta-feira, 26, Poços de Caldas foi palco do emocionante encerramento da aventura de nove ciclistas italianos da equipe “Alé Azzurri”. Esses aventureiros se autodenominam “viajantes curiosos e incansáveis” e percorreram mais de 1,4 mil quilômetros em suas bicicletas, em uma jornada repleta de significado e celebração.
A motivação por trás dessa epopeia sobre rodas foi prestar uma homenagem antecipada aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, uma data que será comemorada em 2025. A jornada teve início em Campinas, no estado de São Paulo, no dia 16 de outubro, com destino a Garibaldi, no Rio Grande do Sul, onde chegaram na segunda-feira, 23 de outubro.
A viagem, que eles intitularam “Dal Veneto Al Brasile” (traduzido livremente como “Do Vêneto ao Brasil”), foi marcada por momentos de superação, amizade e o prazer de percorrer paisagens variadas do Brasil.
O ponto de chegada em Poços de Caldas foi marcado por uma calorosa confraternização e homenagem na Casa do Colono Café. O grupo Asmarias esteve presente no evento, prestigiando os ciclistas e presenteando-os com uma edição especial da cerveja “Gorillaz”, com cunho filantrópico. Essa ação não se limitou apenas a uma gentileza, pois faz parte do propósito do grupo Asmarias de contribuir para que meninas em situação de pobreza tenham acesso a absorventes higiênicos, proporcionando uma menstruação digna. Essa campanha é parte do projeto #PodemosMais, que já está em seu terceiro ano de realização.
Os ciclistas foram calorosamente recepcionados pelo secretário de esportes de Poços de Caldas, Fernando Henrique dos Santos (Pele), bem como por diversos representantes de famílias tradicionais italianas da cidade. O presidente da ACPC, Arison Danger Siqueira, também esteve presente para dar as boas-vindas ao grupo.
De acordo com Luciana Marinoni, administradora do grupo Asmarias e também italiana, a ideia alem de presentear os ciclistas foi levar a cerveja além-fronteiras, divulgando a ação que tem como propósito contribuir com meninas em estado de pobreza na aquisição de absorventes higiênicos, proporcionando uma menstruação com dignidade , campanha que há 03 anos faz parte do projeto #PodemosMais .
A equipe “Alé Azzurri” é conhecida por realizar trajetos longos na Europa e é composta por Andrea Dal Col, Michele Bazzo, Andrea Bortolotto, Davide Bronca, Lino De Ioris, Andrea Michelet, Elio Montinaro, Alfredo Nardi, Michele Perencin e Cristiano Zanarotti. A maioria dos ciclistas é natural da cidade de Conegliano, na região do Vêneto, Itália.
Uma colaboração notável durante essa jornada veio do ciclista poços-caldense Elber Oliveira, carinhosamente apelidado de “Panetone,” que apoiou os ciclistas em todo o percurso.
A inclusão de Poços de Caldas no itinerário da viagem foi feita a convite da família Perecin. Adriana Perecin, prima de Michele, esteve na Itália e traçou o percurso realizado pelo grupo, incluindo localidades com fortes raízes italianas. Adriana compartilhou sua motivação ao dizer: “Nossos trisavós eram irmãos, daí o interesse em conhecer Poços de Caldas e o Sul de Minas, que têm forte cultura italiana.”
O roteiro completo da viagem incluiu cidades como Campinas, São Paulo, Registro, Curitiba, Joinville, Florianópolis, Caxias do Sul e Garibaldi, com o retorno a Campinas sendo feito por meio de uma van. Poços de Caldas foi o único município mineiro incluído nesse itinerário especial que celebra a rica história da imigração italiana no Brasil.