Lúcia Machado de Almeida é a escritora indicada do especial “Série Vaga-lume 50 anos”
Poços de Caldas, MG – A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda terça-feira, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infanto-juvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
A autora indicada dessa semana é a talentosa e criativa Lúcia Machado de Almeida. Nascida em Santa Luzia, em 1910, Lúcia Machado de Almeida exerceu o jornalismo por quase 60 anos, tendo sido editora do Suplemento Literário de Minas Gerais. Como escritora, ganhou inúmeros prêmios literários, como a Medalha de Ouro da Bienal do Livro de São Paulo e o Jabuti, o prêmio literário mais importante do Brasil.
Suas obras marcaram a infância e a adolescência de milhares de brasileiros, tendo escrito clássicos infantojuvenis, como “O escaravelho do diabo” e “O caso da borboleta Atíria”. A escritora faleceu em 2005, aos 94 anos de idade, no interior de São Paulo.