Pedido de fim de contrato da Gardênia chega ao Governo de Minas

Belo Horizonte, MG – As constantes reclamações da população sobre o serviço prestado pela Expresso Gardênia, principal empresa de transporte intermunicipal do Sul de Minas, motivou uma reunião entre o deputado estadual Dr. Maurício (Novo) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra). Representando a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o pedido é pelo fim do contrato com a empresa.

Segundo dados da Seinfra, só em 2023, segundo ele, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Realizou 66 vistorias nos ônibus da Gardênia, que resultaram em 365 notificações de irregularidades a serem corrigidas, ou seja, pouco mais de uma por dia, em média.

A Gardênia atende 150 municípios no Sul de Minas, transportando 6 milhões de passageiros/ano. Ao todo, são 88 linhas, sendo 22 paralisadas, transportando 6 milhões de passageiros/ano, com uma frota de 113 ônibus e uma idade média de 11 anos. O veículo mais antigo em operação tem 17 anos. A empresa inclusive já teve até um pedido de recuperação fiscal aprovado.

Segundo o deputado Dr. Maurício, as muitas reclamações de usuários motivaram a reunião. Os passageiros alegam que os ônibus da Gardênia estão mal conservados, com para-brisas quebrados, constantes acidentes e atrasos. Foram entregues documentos com denúncias como atrasos, problemas sanitários e de má conservação dos ônibus. Ele ainda pediu o governo que uma eventual nova licitação envolva duas empresas – e não apenas uma – na prestação do serviço intermunicipal.

“Passageiros perdem, inclusive, consultas e outros procedimentos médicos. São mais de dez anos de descaso com a população do Sul de Minas. Temos tido muita paciência com a empresa. Como reza o contrato, se o serviço não está sendo feito de maneira adequada, se já foram feitas várias tentativas e nada dá certo, então é possível pedir a caducidade da concessão, ou seja, o fim do contrato”, afirmou Dr. Maurício.

De acordo com o parlamentar, o pedido para uma nova licitação envolver a concessão a duas empresas têm relação com a concorrência, que, em sua visão, é o “melhor método para aprimorar o serviço”.

O secretário Pedro Bruno reconheceu que a Gardênia não está prestando um bom serviço e já preocupa o governo porque tem vários contratos com o Estado e tem sido uma das viações com maior número de reclamações. Além desse reforço na fiscalização, Pedro Bruno afirmou que o governo vai tomar as providências adequadas, a partir das novas denúncias. “Vamos atuar no âmbito da Seinfra, resguardando a preocupação fundamental com a segurança dos passageiros. E temos penalidades previstas no contrato”, afirmou.

Um dos caminhos, segundo o secretário, pode ser o exame de cada um dos contratos da Gardênia, que foram feitos há cerca de quinze anos para um período de trinta anos de concessão. Se o problema se mantém, segundo ele, há mecanismos contratuais que preveem a caducidade e podem levar ao fim da concessão.

JAV หนัง โป๊ Video Sesso XXX Films sexe mp4 videos porno de maduras follandotetonas porno xxx movel videos de mujeres cojiendo folla con su padre