Poços encerra participação na SIC com destaque para cafeicultor local
Poços de Caldas teve participação de destaque, juntamente com demais municípios do Sul de Minas e também cidades vizinhas do estado de São Paulo, durante a Semana Internacional do Café -SIC, que aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro, em Belo Horizonte. A cidade participou do evento como integrante do stand da Cafés Vulcânicos, que congregou e solidificou a região junto a compradores e especialistas nacionais e internacionais.
A representação de Poços contou com a participação de equipe da Secretaria Municipal de Turismo, que realizou a divulgação de Poços de Caldas como destino turístico único e especial dentro da Região Vulcânica, juntamente com a Citur. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho também pode expor suas atividades em prol da cafeicultura em âmbito municipal e também regional.
Paralelamente à exposição dos produtos da região, a SIC promoveu ainda diversos concursos, premiando e destacando os melhores cafés do estado de Minas Gerais, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023 e o 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte, concurso voltado para os produtores de cafés especiais de Minas Gerais que recebeu este ano 1.845 amostras para serem avaliadas, tornando-se um dos maiores concursos do Brasil.
Franco Martins e Cláudio Torres (Sedet) ao lado do cafeicultor Renato Carvalho. À esquerda, Ulisses Ferreira da Associação Cafés Vulcânicos.
O 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café + Forte, reconheceu o trabalho desenvolvido pelo cafeicultor da cooperativa de agricultura familiar Agripoços, Renato Donizeti de Carvalho, que conquistou a terceira colocação na categoria Sul de Minas (natural). O produtor também é vinculado à Associação dos Cafés da Região Vulcânica, entidade presidida pelo cafeicultor Marcos Sanches e que tem como diretor executivo Ulisses Ferreira.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, avaliou como positiva a participação do município ao apresentar o seu produto em âmbito internacional. “A Semana Internacional do Café foi um ótimo momento para nos conectarmos com as pessoas do mercado e as empresas. Trocamos experiências e demonstramos nossos produtos. Foi uma ótima oportunidade para posicionar a cidade e movimentar o mercado, além de divulgarmos nosso turismo, através da Citur e Secretaria de Turismo”.
A Semana Internacional do Café é uma realização conjunta entre o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais. A SIC é a principal feira de café do Brasil, da América Latina e a quinta maior do mundo.
Concurso
O Cupping ATeG Café+Forte consiste na avaliação física e classificação sensorial/degustação de amostras de café dos produtores atendidos pelo Programa ATeG ranqueando-os pela pontuação de bebida de acordo com a escala SCA – Associação de Cafés Especiais (sigla em inglês). O objetivo é incentivar a produção de cafés de alta qualidade, atendendo aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção.
O concurso permite que o produtor conheça todo o potencial de seu produto, o que é muito importante para que ele possa comercializar e negociar da melhor maneira o seu café e receber por ele um preço justo.
As amostras foram enviadas para o Centro de Excelência em Cafeicultura do Sistema, localizado em Varginha, onde foram avaliadas e classificadas. A premiação ocorreu na Semana Internacional do Café, em BH.
Foram premiados os três primeiros colocados de cada uma das quatro regiões cafeeiras – Sul, Matas de Minas, Chapadas de Minas e Cerrado Mineiro – nas categorias natural e cereja descascado. Foram agraciados os três melhores cafés produzidos por jovens, por mulheres, práticas de manejo sustentável e também os melhores cafés do tipo conilon.