Bibliotecas Públicas indicam a leitura do livro “As tranças de Bintou”
Poços de Caldas, MG – “Eu sou Bintou. Meu cabelo é negro e brilhante. Meu cabelo é macio e bonito. Eu sou a menina dos pássaros no cabelo. O sol me segue e estou muito feliz.” “As tranças de Bintou” é um dos maiores sucessos do catálogo infantojuvenil da editora Cosac Naify, com mais de 70 mil exemplares vendidos.
A autora Sylviane A. Diouf, estudiosa da cultura e da história da África, apresenta Bintou, uma menina negra que não se contenta com seus birotes no cabelo e sonha usar tranças como sua irmã mais velha.
A história encanta pela maneira cuidadosa e doce com que trata, a partir de um contexto cultural específico, um momento universal: a passagem da infância para a adolescência. Um livro que revela a beleza de cada fase da vida e nos permite repensar o Brasil por meio dos costumes africanos. “As tranças de Bintou” foi adquirido pelo governo brasileiro para equipar bibliotecas públicas e adotado em dezenas de escolas de todo o país.
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
Título: As tranças de Bintou
Autor: Sylviane A. Diouf
Ano de publicação: 2001
O livro é indicação de leitura da equipe da Biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) e está disponível para empréstimo no próprio CEU, além das bibliotecas Centenário, Marcus Vinicius e Júlio Bonazzi.